
O índice S&P 500, principal termômetro do mercado americano, acumula uma queda acentuada de aproximadamente 17,5% desde o topo histórico registrado no fim de fevereiro, próximo aos 6.150 pontos. Na sexta-feira (4), o S&P 500 fechou em 5.074 pontos.
Segundo Gilberto Coelho, analista técnico da XP, o movimento de baixa já leva o índice a se aproximar de zonas de suporte importantes, com destaque para a região próxima dos 5.000 pontos — patamar observado pela última vez em maio do ano passado.
Coelho destaca que, se esse suporte for rompido, o S&P 500 pode acelerar a queda rumo aos 4.700 ou até mesmo 4.100 pontos. “Por enquanto, não há nenhum sinal claro de repique altista”, afirmou o analista.
Ainda que ocorra uma correção para cima no curto prazo, ele acredita que o movimento poderia, no máximo, levar o índice ao teste das resistências em 5.400 ou 5.615 pontos, sem configurar uma reversão da atual tendência de baixa.
A análise técnica reforça o cenário de cautela para os investidores. O comportamento do S&P 500 tende a impactar os mercados globais, incluindo o Ibovespa, que costuma seguir o humor das bolsas americanas.

Guia da análise técnica:
- O que é uma linha de tendência na análise gráfica?
- O que são médias móveis e como usá-la para estratégia de Trade
- IFR: O que é o índice de força relativa?
- Bandas de Bollinger: como usar e interpretar?
- Como o MACD pode identificar e interpretar tendências do mercado?
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.
The post S&P 500 caiu 17,5% desde o topo histórico; “psicológico” 5.000 pontos está perto appeared first on InfoMoney.