Coyotes Boratchos lançam álbum com show gratuito

O Mascate Floresta abre as suas portas na próxima quinta-feira (10/04), a partir das 18h, para o show de lançamento de Pilantragem. É o primeiro álbum autoral da banda mineira Coyotes Boratchos. Com entrada gratuita, a banda traz ao palco músicas escritas nos botecos de Belo Horizonte. São canções que misturam latinidade e elementos de gêneros como blues, jazz, soul, rock, rumba, salsa e reggae. Antes e depois da apresentação da banda mineira, o público também vai curtir muita discotecagem do DJ australiano Mista Savona.

A apresentação da banda será em formato de sexteto, com voz, violão, gaita, teclado, baixo, bateria e percussões. O show, com duração de 1 hora, é a primeira oportunidade do público ouvir ao vivo as músicas do álbum Pilantragem. Desde o dia 1º de abril está em todas as plataformas de música e no YouTube. O disco, e também o show, traduzem a essência da banda: espontaneidade, autenticidade, celebração da vida, ousadia e muita música.

O disco

São 10 faixas autorais, compostas pelos dois músicos fixos da banda, o vocalista, letrista, violonista e guitarrista Guilherme Borges e o gaitista e letrista Renan Amadei. O processo criativo do disco chegou ao fim em dezembro de 2024, quando foram concluídas todas as gravações, mixagens e masterização. A produção de “Pilantragem” é assinada por Leonardo Marques, produtor e proprietário do estúdio Ilha do Corvo.

“‘Pilantragem’ foi pensado para ser um cartão de visitas à diversidade cultural que os Coyotes trazem às suas obras e espetáculos. O intercâmbio cultural é um elemento visitado em todas as faixas do disco. Inclusive, músicas como “Quando Baila” potencializa este ideal, ao contar com a participação do regente e pianista cubano Nestor Lombida em seu arranjo. Outros músicos convidados também fizeram participações em diversas faixas do álbum”, afirma Renan Amadei.

O álbum resgata a atmosfera boêmia e despretensiosa das noites belo-horizontinas, tanto nas letras quanto na identidade visual. A capa do disco é um convite direto ao universo da banda: uma mesa de bar com garrafa de cerveja, copo lagoinha e torresmo. Um cenário familiar para qualquer um que já tenha passado uma noite nos tradicionais botecos de Belo Horizonte.

Pilantragem

O nome do álbum se baseia em um ideário originado no fim da década de 60 chamado “Pilantragem”. A “Pilantragem” se baseia em uma declaração à falta de princípios musicais e a malandragem. Sua principal característica é a utilização de ritmos estrangeiros como o blues e o rock, por exemplo, dentro de uma roupagem brasileira com o intuito de quebrar barreiras culturais e de aproximar do público. No decorrer das faixas é possível identificar elementos de gêneros como o blues, jazz, soul, rock, rumba, salsa e reggae.

Coyotes Boratchos

Renan Amadei, paulista de 29 anos, e o mineiro Guilherme Borges (36), se conheceram em um bar de Belo Horizonte enquanto Guilherme tocava violão. Nenhum dos dois tocava ou cantava profissionalmente, mas ali aconteceu a primeira performance da dupla. A trajetória dos Coyotes se inicia em 2017, quando a dupla se une para tocar releituras de clássicos do blues e do jazz em bares e casas noturnas de Belo Horizonte.

O projeto já passou por ações culturais de relevância para a música autoral na capital mineira, como por exemplo: o Sarau Tranquilo BH (2020), 3° Festival de música autoral Chopper Head Live at Lagunitas” (2021), Movimento BH Mais Feliz (2023 e 2024) e Manga Sessions (2023).

Show de lançamento

10 de abril (quinta-feira)
18h (show às 20h)
Entrada gratuita
Mascate Floresta – Avenida do Contorno, 1790

Texto enviado por formulário no site

The post Coyotes Boratchos lançam álbum com show gratuito appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.