Celac: Lula propõe união da América Latina por candidatura única de mulher à chefia da ONU Durante a 9ª Cúpula da Celac, presidente defende protagonismo feminino latino-americano e critica ações unilaterais dos EUA

Durante discurso na 9ª Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos), realizada nesta quarta-feira (9) em Tegucigalpa, Honduras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs que os países da América Latina e do Caribe apoiem uma candidatura única de uma mulher da região ao cargo de secretária-geral da ONU.

“A Celac pode contribuir para resgatar a credibilidade da ONU, elegendo a primeira mulher secretária-geral da organização”, afirmou Lula. O Brasil ainda propôs uma declaração especial sobre o tema, para ser apreciada durante o encontro.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Lula critica políticas anti-imigração e tarifas dos EUA

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro bilateral com presidenta do México, Claudia Sheinbaum Foto: Ricardo Stuckert/PR

No mesmo discurso, Lula criticou as ações unilaterais do governo dos Estados Unidos, comandado por Donald Trump, que incluem políticas rígidas contra imigrantes e a guerra tarifária global:

“A liberdade e a autodeterminação são as primeiras vítimas de um mundo sem regras multilateralmente acordadas. Imigrantes são criminalizados e deportados sob condições degradantes. Tarifas arbitrárias desestabilizam a economia internacional e elevam os preços”, afirmou.

Cúpula reúne líderes de 33 países em defesa da integração regional

O encontro contou com a presença de líderes como a presidente de Honduras, Xiomara Castro, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, e o presidente da Bolívia, Luis Arce.

Claudia Sheinbaum reforçou a importância da integração e solidariedade entre os países da região:

“A América Latina e o Caribe requerem solidariedade e unidade entre governos e povos, respeitando a soberania e os acordos de cada país.”

Já Gustavo Petro fez um alerta sobre o rumo da política regional:

“Existe uma agenda para a solidão e outra para a ajuda comum. A agenda da ajuda é mais difícil, mas muito mais interessante.”


Leia também | China impõe tarifas de 84% sobre produtos dos EUA, elevando tensão na guerra comercial

Tarifaço: China impõe tarifas de 84% sobre produtos dos EUA, elevando tensão na guerra comercial

The post Celac: Lula propõe união da América Latina por candidatura única de mulher à chefia da ONU Durante a 9ª Cúpula da Celac, presidente defende protagonismo feminino latino-americano e critica ações unilaterais dos EUA first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.