Economia: Lula critica tarifas dos EUA e alerta para “efeito devastador” na economia global Presidente brasileiro se manifesta contra medidas unilaterais dos EUA em cúpula da Celac e defende fortalecimento do multilateralismo

Tegucigalpa, 9 de abril de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a manifestar preocupação com a postura unilateral dos Estados Unidos na aplicação de tarifas a produtos importados de diversos países, destacando o risco de um “efeito devastador” na economia mundial.

Durante coletiva com jornalistas após sua participação na Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), em Honduras, Lula apontou que a nova decisão do governo norte-americano aumenta as tarifas contra a China e reduz para outros 75 países, sinalizando uma possível escalada nas tensões comerciais.

“É uma briga pessoal com a China. Isso ameaça o multilateralismo e o equilíbrio econômico mundial”, declarou Lula.
“A hegemonia de um país – militar, econômica ou tecnológica – sobre os outros não é aceitável.”

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Postura do Brasil e tensões na Celac

Lula afirmou que o Brasil adotará reciprocidade caso as tarifas se mantenham após as negociações.

“Vamos usar todas as palavras do dicionário na negociação. Quando ela terminar, tomaremos as decisões cabíveis”, afirmou o presidente.

Na Celac, Lula também criticou a tentativa de veto da declaração final por parte de Argentina e Paraguai, que se manifestaram contrários ao documento. Apesar disso, o texto foi aprovado com o registro da discordância.

“O consenso é importante, mas não pode ser confundido com direito de veto”, frisou Lula.

Mulher latino-americana na ONU

Lula ainda reforçou o apoio à proposta brasileira de uma candidatura única feminina da América Latina e Caribe à Secretaria-Geral da ONU, em 2026.

“As mulheres estão ocupando espaços com sensibilidade e competência. O século 21 pode ser o século das mulheres”, afirmou o presidente.

Lula retorna ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (10), com desembarque previsto em Brasília.


Leia também | Queda nos preços das commodities deve baratear alimentos nas próximas semanas, diz ministro

Economia: Queda nos preços das commodities deve baratear alimentos nas próximas semanas, diz ministro

The post Economia: Lula critica tarifas dos EUA e alerta para “efeito devastador” na economia global Presidente brasileiro se manifesta contra medidas unilaterais dos EUA em cúpula da Celac e defende fortalecimento do multilateralismo first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.