Secretaria de Segurança vem realizando diversas ações de combate a invasões em Balneário Camboriú

A Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú, através da Diretoria de Contenção de Ocupações Irregulares e Degradação Ambiental (DCOI), vem realizando ações fiscalizatórias e de combate a invasões em diversos pontos de Balneário Camboriú. 

Os ‘acampamentos’ irregulares são feitos principalmente por pessoas em situação de rua.

Segundo o DCOI, as invasões no município são, em sua maioria, feitas por pessoas em vulnerabilidade social, vindas de outras cidades e estados. 

O diretor do DCOI, Major PM RR Geraldo Rodrigues, explica que a cidade acaba sendo destino dessas pessoas devido a sua proximidade com a BR-101. 

“São pessoas que, em sua itinerância, vindas de outras localidades, ocupam lugares muitas vezes em áreas de preservação ambiental, e iniciam a ocupação irregular, degradando o meio ambiente. Observamos ainda que muitos possuem passagens criminais e que, além de invadir, também ameaçam quem questiona ou passa pelo local, tornando eles inclusive como alvos de furtos e roubos”, explicou.

O secretário de Segurança, Evaldo Hoffmann, informou que a população deve denunciar via fone 153 e que todas as denúncias são verificadas. Diariamente a secretaria recebe informações sobre invasões. 

“As ações em conjunto com outras secretarias têm possibilitado que o trabalho avance, dessa forma conseguimos dar uma resposta a população”, afirmou.

Saiba mais sobre as áreas de invasão

O DCOI encontrou, em área de mata, na Rua Percílio Jacinto, no Bairro da Barra, após diversas denúncias, acampamentos de pessoas em situação de rua, com resquícios de uso de drogas no local. O acampamento foi inutilizado.

Junto com a Guarda Municipal, foi verificada uma área de mata, próximo ao Corpo de Bombeiros Militar, no Bairro dos Estados, onde foi constatado um acampamento irregular, com grande acúmulo de lixo. Após acabar com o acampamento, foi acionada a Secretaria de Obras, que realizou a limpeza do local.

Na Avenida Rodesindo Pavan, junto com a Subprefeitura da Região Sul, Secretaria de Obras, Fiscalização de Atividades Urbanas e Guarda Municipal, foram demolidas duas casas abandonadas, que eram utilizadas por moradores de rua e já tinham sido alvos de denúncias.

Após denúncias de que moradores de rua montaram um acampamento e estavam ameaçando alunos, professores, pais e vizinhos do Centro Educacional Municipal (CEM) Alfredo Domingos, no Bairro São Judas, e utilizando drogas no local, foi realizada busca, onde foram encontradas lonas amarradas em árvores, entre outros objetos e lixos. O acampamento foi desmontado, sendo acionada a Secretaria de Obras para limpeza.

Atrás de um outdoor na Avenida Panorâmica foram localizados dois acampamentos de moradores de rua, que foram desmontados.

Em ação conjunta com a Guarda Municipal, Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, Secretaria de Obras e Subprefeitura da Região Sul, foi realizada a limpeza das Marginais Leste e Oeste da BR-101, viadutos e entornos, locais comumente utilizados por moradores de rua. Foram retirados dois caminhões de lixo, além de encaminhamento social, aceito por alguns moradores de rua.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.