Tarcísio e Caiado vão a Israel após convite de Netanyahu

Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado. (Foto: Reprodução)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), partirá para Israel no dia 18, após receber um convite do governo de Binyamin Netanyahu. Além de Tarcísio, outros governadores foram convidados para integrar a comitiva. Entre eles, está Ronaldo Caiado, governador de Goiás (União Brasil), que já confirmou sua participação, e Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro (PL). Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, por sua vez, optou por não aceitar o convite.

Netanyahu, segundo informações da colunista Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, enviou uma carta pessoal ao ex-presidente Jair Bolsonaro convidando-o para a viagem a Israel. No entanto, o ex-chefe de Estado brasileiro teve seu passaporte apreendido por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e precisa de autorização judicial para deixar o país.

A visita ocorre em meio a crescentes críticas realizadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Israel, o que tem gerado desgaste para Bolsonaro entre os eleitores evangélicos que apoiam o país.

Lula fala em “genocídio”

Lula tem repetido suas acusações de que o governo de Netanyahu está promovendo um genocídio na Faixa de Gaza, o que tem impactado sua popularidade entre os evangélicos, com uma rejeição de 62%, de acordo com uma pesquisa Genial/Quaest divulgada recentemente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Reprodução)

Visitas a Israel e críticas da comunidade internacional

Em janeiro, entidades brasileiras pró-Israel financiaram uma viagem de magistrados brasileiros ao país, incluindo o ministro do STF André Mendonça.

As críticas a Israel também vêm de líderes internacionais, como o presidente dos EUA, Joe Biden, que afirmou que Netanyahu está prejudicando mais do que ajudando Israel com sua postura em Gaza. Ele ressaltou a necessidade de proteger vidas inocentes durante os conflitos.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.