
O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, oficializou sua pré-candidatura à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). O lançamento da campanha está marcado para o dia 13 de maio, no Circo Voador, no Rio de Janeiro. A decisão provocou divisões internas na principal corrente da sigla, a Construindo um Novo Brasil (CNB). Com informações do jornal O Globo.
A candidatura dele surge como contraponto ao nome do ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, que tem o apoio de setores ligados ao presidente Lula (PT) e é tratado como o favorito dentro da CNB. Apesar disso, Quaquá declarou, em grupo de WhatsApp da corrente, que não apoia a candidatura de Edinho e confirmou que também disputará o comando do partido.
“Nossa [unidade] não! Edinho não é meu candidato! De onde surgiu a candidatura dele? Qualquer militante pode ser candidato… Eu vou lançar a minha na semana que vem”, afirmou o prefeito de Maricá em resposta a uma mensagem que sugeria unidade em torno de Edinho.

Washington Quaquá, atual vice-presidente nacional do PT, é o quinto nome confirmado na disputa pela sucessão de Gleisi Hoffmann, que deixou a presidência da sigla para assumir a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.
Além de Quaquá e Edinho, também concorrem ao cargo o deputado federal Rui Falcão (PT-SP), o secretário de Relações Internacionais do partido, Romênio Pereira, e o líder da corrente Articulação de Esquerda, Valter Pomar. Outro nome citado como possível alternativa é o do presidente interino do partido, senador Humberto Costa (PT-PE), embora ainda não tenha oficializado sua participação.
Em entrevista, o prefeito de Maricá revelou que pretende buscar uma aliança programática com Rui Falcão e Romênio Pereira caso a eleição interna vá para o segundo turno. Segundo ele, sua campanha será baseada nas propostas defendidas em seu livro recém-lançado, “Diálogos com a Utopia”, que reúne reflexões sobre o futuro da esquerda brasileira.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line