
Centenas de pessoas são esperadas para aproveitar o que o Vale dos Vinhedos tem de melhor a oferecer – Foto: Murilo Campagnollo
Neste sábado, 12 de abril, o Centro Histórico do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, será cenário da 4ª edição do Festival Despertar do Vale. A programação inicia às 10h, na charmosa Capela das Almas, na Linha Leopoldina, e celebra o encerramento da vindima com um convite para brindar a chegada do outono no Vale dos Vinhedos, em meio a cores vibrantes, boa música e experiências enogastronômicas únicas.
Considerado um dos principais eventos de enoturismo na Serra Gaúcha, o Festival reúne o que há de melhor em vinhos, espumantes, gastronomia regional, arte e tradição. A entrada é gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não perecível.
Degustações com 19 vinícolas do Vale dos Vinhedos
O público poderá degustar rótulos de 19 vinícolas do Vale dos Vinhedos, representando a excelência da única Denominação de Origem (DO) de vinhos e espumantes do Brasil. Estarão presentes nomes como:
-
Casa Valduga
-
Miolo Wine Group
-
Pizzato
-
Amitié Espumantes e Vinhos
-
Dom Cândido
-
Vinícola Almaúnica, entre outros
“É uma oportunidade de conhecer a diversidade e a qualidade da produção vinícola da região, com rótulos que contam a história do nosso território”, destaca André Larentis, presidente da Aprovale.
Gastronomia típica e contemporânea da Serra Gaúcha
Além dos brindes, o evento oferece pratos elaborados por restaurantes consagrados como Trattoria Mamma Gema, Di Paolo, Pipas Terroir Wine Bar, Giordani Gastronomia Cultural, entre outros. No cardápio, delícias como:
-
Galeto ao primo canto
-
Polenta mole com ragu ao vinho
-
Entrecot grelhado
-
Mini tortéi com molho de tomate seco
-
Risoto de salmão com limão siciliano
-
Nhoque de pinhão
-
Trufas artesanais com sorvete
Também participam agroindústrias como Casa Madeira, Devorata Trufas Artesanais e Famiglia Tasca. O evento terá ainda cervejas artesanais, espumantes e sobremesas locais.
Programação cultural, fé e tradição italiana
O Festival começa com missa na Capela das Almas, às 10h30, e segue com shows ao vivo de Olides e Cris, Léo Oliveira Trio, Acústica Rock e Sunset Riders.
Em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos promoverá visitas guiadas às ruínas da primeira igreja da região e exposições de objetos históricos, bandeiras, oficinas de dressa, jogos tradicionais como Mini 48 e o clássico jogo da mora.
A programação inclui ainda:
-
Mini Campeonato de Mora Amador (15h às 16h)
-
Boxin Mini 48 (16h às 18h)
-
Demonstração de torno com cerâmica ao vivo com Cláudia Giordani
-
Pintura ao vivo da artista Sarah Milani Campana, em um modelo da Uovo Tanques de Concreto
Espaço para crianças e área pet-friendly
Pensando na família, o evento contará com espaço kids com monitores, além de Pet Park com totens de água fresca, garantindo conforto para os pets.
Programação
10h30: Missa na Capela das Almas, junto à comunidade Vale dos Vinhedos;
12h: Coral Vale dos Vinhedos
14h: Olides e Cris
16h: Abertura oficial do evento
16h30: Léo Oliveira Trio
18h: Acústica Rock
20h: Sunset Riders
22h: Encerramento