Trump sem previsibilidade não diminui as incertezas no mercado, diz analista da XP

Conteúdo XP

Mesmo com o recuo momentâneo dos Estados Unidos com relação à adoção de tarifas de importação aos países os quais mantém relações comerciais, com exceção da China, o mercado segue bastante preocupado com os próximos passos da guerra comercial.

“O que a gente viu diante do recuo do Trump, com pausa de 90 dias (de adoção de tarifas de importação) foi a aceleração dos juros dos Treasuries (papeis do Tesouro americano)”, pontuou Raphael Figueredo, o Rafi, estrategista de ações da XP, que comandou nesta sexta (11) o Morning Call da XP.

Segundo o analista, a aceleração pode ter sido um dos principais pontos de partida para o recuo de Trump. A Tresuary de 10 anos, principalmente, é a maior referência para decisões de investimentos.

Preocupação

Rafi apontou que a venda elevada de ações nas bolsas globais também preocupou bastante. “O cenário é de muita incerteza, com a volatilidade aplicada no índice VIX (medidor da expectativa de volatilidade baseado no S&P 500), que é o chamado ‘índice do medo’, subindo”, disse. “Mesmo com recuo (de Trump), o vaso foi trincado”, acrescentou.

“Isso significa que a gente tem um cenário de preocupação à frente e, provavelmente, uma recessão contratada por conta desse quadro”, comentou.

O analista afirmou que a política econômica nos Estados Unidos está dependente de uma informação ou mesmo uma mensagem postada pelo presidente Trump na rede social X.

“Esses choques no mercado só geram incerteza. E as incertezas não diminuem porque não tem previsibilidade (do que pode ser feito pelo governo)”, pontou.

A confiança do consumidor deteriorando pode indicar uma nova queda da bolsa forte. “Esse indicador tende a intensificar esse sentimento de recessão”, disse.

Ele sugere que, nesse ambiente de incerteza e volatilidade, o “momento é de respirar, com atenção ao portfólio e exposição aos mercados”.

O estrategista crê que tomar posições alavancadas pode ser uma operação de mais risco hoje, mesmo que uma ou outra operação dê certo.

The post Trump sem previsibilidade não diminui as incertezas no mercado, diz analista da XP appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.