Bolsonaro é salvo por ambulância do SAMU entregue por Lula

Profissionais de saúde colocam o ex-presidente Jair Bolsonaro em ambulância do SAMU após passar mal no Rio Grande do Norte, nesta sexta (11). Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), criado pelo presidente Lula (PT), viralizar nas redes após passar mal e ser atendido por uma ambulância do programa. Ele foi levado a um hospital durante agenda no Rio Grande do Norte após sentir “fortes dores abdominais”.

Bolsonaro teve que ser transportado às pressas para um hospital em Santa Cruz (RN). As imagens viralizaram nas redes e fizeram “SAMU” ser a palavra mais comentada do X entre usuários brasileiros, com mais de 9 mil menções.

Usuários da plataforma lembram que Lula entregou, em março, 789 novas ambulâncias para a frota do serviço em 559 municípios de 21 estados diferentes, incluindo o Rio Grande do Norte. O SAMU foi criado em 2003 pelo petista, durante seu primeiro mandato.

Outros perfis citam a governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), que entregou 12 ambulâncias do serviço em novembro passado. Parte dos usuários também lembra que a influenciadora bolsonarista Jojo Todynho recentemente criticou o SUS (Sistema Único de Saúde), dizendo que ele “não funciona”.

Durante seu governo, Bolsonaro sucateou a área da saúde, diminuindo repasses para a área, especialmente para o SUS. Na proposta de orçamento criada para 2023, o então presidente reduziu os investimentos no setor em R$ 22,7 bilhões.

Os investimentos no próprio SAMU sofreram uma defasagem de quase 60% em 2022. O total de recursos repassados na ocasião foi de R$ 1,22 bilhão, o que representou um aumento de 1,5% no investimento anterior, que era ainda mais baixo.

O serviço atende mais de 179 milhões de pessoas no país e tem mais de 3,6 mil ambulâncias, além de motolâncias, ambulanchas e socorro aeromédico. A União financia o SAMU junto de estados e municípios, mas é responsável pela maior parte dos investimentos (50%).

Veja a repercussão:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.