O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar novamente a China entre os dias 12 e 13 de maio, quando se encontrará com o presidente Xi Jinping durante a Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A previsão da viagem foi confirmada pelo Palácio do Planalto e acertada durante a 9ª Cúpula da Celac, em Honduras, que contou com a presença de Lula.
Antes de ir à China, Lula passará pela Rússia, onde participará das comemorações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. O evento, marcado para 9 de maio, é o mais importante do calendário russo e contará com um desfile cívico-militar em Moscou, a convite do presidente Vladimir Putin.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
China e Brasil buscam aprofundar relações em meio à guerra comercial EUA-China
O novo encontro entre Lula e Xi Jinping acontece em um momento de tensão econômica mundial, agravada pela guerra comercial entre Estados Unidos e China. A escalada tarifária iniciada por Donald Trump tem impactado os mercados financeiros e alimentado o temor de recessão global.
Essa será a segunda visita oficial de Lula à China em seu terceiro mandato. A primeira ocorreu em abril de 2023, sendo retribuída por Xi Jinping em visita ao Brasil em novembro do mesmo ano, após a Cúpula do G20. Os líderes também estiveram juntos na Cúpula dos Brics, realizada na África do Sul.
Leia também | Inflação de março sobe 0,56% e alimentos lideram alta de preços no Brasil
The post Internacional: Lula confirma nova visita à China em maio para encontro com Xi Jinping Presidente brasileiro reforça laços com a China em meio a tensões do comércio global; visita ocorre logo após passagem pela Rússia first appeared on Portal Terra da Luz.