
O ex-presidente Jair Bolsonaro voltará à mesa de cirurgia após sofrer uma nova obstrução intestinal, condição associada ao atentado a faca que sofreu durante a campanha de 2018. De acordo com informações divulgadas por O Globo, Bolsonaro será transferido ainda neste sábado (13) de Natal para Brasília em uma aeronave equipada como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, onde deverá passar por uma cirurgia exploratória para avaliar os impactos da obstrução.
O próprio Bolsonaro confirmou a gravidade da situação em vídeo publicado nas redes sociais. “Há uma possibilidade muito grande de eu ser transportado para Brasília para continuarmos o tratamento com possível intervenção cirúrgica”, afirmou. A obstrução teria começado enquanto ele participava de um ato político em Natal, no Rio Grande do Norte.
O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado e aliado próximo do ex-presidente, acompanha a situação de perto e também comentou a internação. “A equipe médica que o acompanha está muito segura do quadro do presidente”, disse. Ele explicou que o médico Cláudio Biroline, que acompanha Bolsonaro há anos, chegou à cidade durante a madrugada e avaliou a necessidade da transferência.

Bolsonaro foi inicialmente atendido em um hospital na cidade de Santa Cruz, a 115 km da capital potiguar, e depois levado ao hospital Rio Grande, em Natal, onde deu entrada às 11h15 de sexta-feira (12) com fortes dores abdominais e quadro de distensão.
Marinho detalhou que, ao chegar ao DF Star, em Brasília, a equipe médica definirá os próximos passos. “Esse quadro é um quadro que ele tem desde 2018, são quatro operações que ele fez decorrentes das consequências desse atentado à vida dele em 2018. Os médicos vão avaliar se há necessidade de fazer alguma intervenção”, destacou o senador ao O Globo.
Para garantir que o deslocamento ocorra com segurança, uma operação conjunta foi articulada com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Guarda Municipal. “Está sendo montada uma operação para que não haja tumulto no seu transporte, na sua chegada ao aeroporto”, afirmou Marinho.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line