
O bolsonarista André Valadão lançou o Clava Forte Bank, fintech voltada a fiéis, pastores e instituições religiosas. Segundo o próprio site da empresa, trata-se de uma “fintech dedicada a oferecer soluções financeiras seguras e inovadoras para instituições cristãs, igrejas e pastores”.
A iniciativa é administrada pelo líder da Igreja da Lagoinha e por sua esposa, a influenciadora Cassiane Montosa Pitelli Valadão.

Fundada em março de 2024, a empresa começou a operar recentemente. A fintech não é registrada como banco pelo Banco Central nem integra a Febraban. A assessoria do projeto afirma que se trata de um correspondente bancário, oferecendo serviços como bank as a service para igrejas e líderes religiosos. A sede funciona no mesmo prédio da Lagoinha.
A plataforma oferece cartões pré-pagos, gestão de contas digitais e linhas de crédito voltadas a entidades cristãs. Também há serviços como seguros, cashback e marketplace. Para abrir uma conta, é necessário um código de convite. Nem o número de clientes nem o volume de recursos movimentados foram divulgados.
Nas redes sociais, o Clava Forte se apresenta com o compromisso de apoiar financeiramente os projetos do que chama de “Reino de Deus”.
View this post on Instagram
Além do novo empreendimento, Valadão vem ganhando holofotes por sua aproximação com emissoras como Globo e SBT, que têm buscado o público evangélico como estratégia diante da crise de audiência. A Globo, inclusive, negocia parcerias para exibir eventos da Igreja Lagoinha no Multishow e no Globoplay.
Vale lembrar que o religioso de extrema-direita é o mesmo que, em julho de 2023, disse que “Deus mataria” a população LGBTQIA+ se pudesse. Já em junho de 2024, ele foi questionado sobre o que diria a um estuprador arrependido e respondeu: “não há malignidade, perversidade, que o amor de Deus não seja maior”.
Valadão perdoaria estupradores (amigos, né) pic.twitter.com/Ib9xfDsaIs
— Plugcom Comunicação Integrada (@Plugcom10) June 25, 2024
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line