Rafael Correa denuncia fraude nas eleições do Equador

Rafael Correa: ex-presidente do Equador denunciou uma “megafraude” no segundo turno das eleições presidenciais. Foto: Reprodução

O ex-presidente do Equador, Rafael Correa, usou as redes sociais nesta segunda-feira (14) para denunciar o que chamou de “megafraude” no segundo turno das eleições presidenciais do país.

A declaração foi feita após a divulgação dos resultados que confirmaram a reeleição do extremista Daniel Noboa, com 55,75% dos votos, contra 44,25% da candidata Luisa González, da Revolução Cidadã (esquerda), com mais de 90% das urnas apuradas.

“Povo equatoriano: vocês sabem que, diferentemente dos nossos adversários, sempre aceitamos a vitória do oponente quando ela é justa. Desta vez NÃO é”, escreveu Correa no X. “Estatisticamente, o resultado é IMPOSSÍVEL. Luisa teria praticamente o mesmo número de votos do primeiro turno. Eles cometeram uma megafraude, mas cometeram um erro: foram longe demais.”

Correa, que vive na Bélgica e é o principal nome do movimento de esquerda Revolução Cidadã, questiona a discrepância entre as pesquisas e o resultado final das urnas. Luisa era apontada por diversos levantamentos como favorita, mas acabou sendo superada por uma diferença considerada suspeita pelo ex-presidente.

Apoiadores de Rafael Correa também levantaram dúvidas sobre a integridade do processo eleitoral. Apesar da acusação, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ainda não se pronunciou oficialmente.

Luisa González também se recusou a reconhecer a derrota. Em discurso após a divulgação do resultado, ela classificou a eleição como uma “fraude grotesca” e responsabilizou o que chamou de “ditadura” que governa o país há um ano e meio.

“Estamos enfrentando a pior e mais grotesca fraude eleitoral da nossa história”, afirmou. González disse ainda que tem a obrigação de representar os cidadãos que confiaram nela e que seguirá questionando o processo.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.