
O ex-presidente do Equador, Rafael Correa, usou as redes sociais nesta segunda-feira (14) para denunciar o que chamou de “megafraude” no segundo turno das eleições presidenciais do país.
A declaração foi feita após a divulgação dos resultados que confirmaram a reeleição do extremista Daniel Noboa, com 55,75% dos votos, contra 44,25% da candidata Luisa González, da Revolução Cidadã (esquerda), com mais de 90% das urnas apuradas.
“Povo equatoriano: vocês sabem que, diferentemente dos nossos adversários, sempre aceitamos a vitória do oponente quando ela é justa. Desta vez NÃO é”, escreveu Correa no X. “Estatisticamente, o resultado é IMPOSSÍVEL. Luisa teria praticamente o mesmo número de votos do primeiro turno. Eles cometeram uma megafraude, mas cometeram um erro: foram longe demais.”
Pueblo ecuatoriano:
Ustedes saben que, a diferencia de nuestros adversarios, siempre hemos aceptado la victoria del oponente cuando ha sido limpia.
Esta vez NO lo es.
Estadísticamente es IMPOSIBLE el resultado. Luisa sacaría prácticamente los mismos votos que en la primera… pic.twitter.com/OzRG2mUoXV— Rafael Correa (@MashiRafael) April 14, 2025
Correa, que vive na Bélgica e é o principal nome do movimento de esquerda Revolução Cidadã, questiona a discrepância entre as pesquisas e o resultado final das urnas. Luisa era apontada por diversos levantamentos como favorita, mas acabou sendo superada por uma diferença considerada suspeita pelo ex-presidente.
Apoiadores de Rafael Correa também levantaram dúvidas sobre a integridade do processo eleitoral. Apesar da acusação, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ainda não se pronunciou oficialmente.
Luisa González também se recusou a reconhecer a derrota. Em discurso após a divulgação do resultado, ela classificou a eleição como uma “fraude grotesca” e responsabilizou o que chamou de “ditadura” que governa o país há um ano e meio.
“Estamos enfrentando a pior e mais grotesca fraude eleitoral da nossa história”, afirmou. González disse ainda que tem a obrigação de representar os cidadãos que confiaram nela e que seguirá questionando o processo.
Luisa González, candidata de esquerda derrotada nas eleições de hoje no Equador, afirmou que não reconhecerá o resultado declarado pelo órgão eleitoral do país.
Ela denunciou um “fraude grotesca” e prometeu que a sua coligação pedirá a recontagem dos votos. pic.twitter.com/F98mgGrUOK
— Eixo Político (@eixopolitico) April 14, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line