Análise: Economia brasileira estagna entre janeiro e fevereiro de 2025, aponta FGV Monitor do PIB da FGV mostra desaceleração econômica, apesar de crescimento em 12 meses

A economia brasileira apresentou estagnação na passagem de janeiro para fevereiro de 2025, conforme o Monitor do PIB, estudo mensal divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado dessazonalizado foi de 0%, indicando que, mesmo com alguns setores em alta, o país não teve crescimento econômico no mês.

Apesar da estabilidade no curto prazo, o PIB brasileiro teve crescimento de 2,7% em relação a fevereiro de 2024 e acumulou alta de 3,1% em 12 meses. No entanto, a economista Juliana Trece, coordenadora do estudo, alerta que o desempenho foi afetado por retrações no consumo das famílias, na agropecuária e nas exportações.

Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Indústria puxou resultado para cima / Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

“Ainda que alguns setores apresentem destaque, a economia dá sinais de perda de força”, destaca Trece. A indústria e os investimentos foram os únicos vetores de crescimento, enquanto serviços ficaram estagnados.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Guerra tarifária e juros altos afetam cenário econômico

O ambiente externo também impõe desafios, como a nova guerra tarifária liderada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As tarifas atingem em cheio produtos chineses e, em menor escala, exportações brasileiras — aço e alumínio, por exemplo, terão taxa de 25%.

Internamente, o Comitê de Política Monetária (Copom) segue elevando a taxa Selic para conter a inflação, que acumula 5,48% em 12 meses, acima do teto da meta oficial. Juros mais altos dificultam o consumo e investimentos, o que também colabora para a desaceleração da atividade econômica.

Consumo e investimentos perdem fôlego

O consumo das famílias cresceu 2,7% em 12 meses, mas perdeu ritmo frente ao trimestre anterior (4,8%). Já os investimentos, medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), aumentaram 8,2%, abaixo dos 10% registrados no final de 2024.

As exportações, por sua vez, caíram 2,8% no acumulado de 12 meses, afetadas especialmente pela queda no desempenho da indústria extrativa e da agropecuária.

Enquanto o Monitor do PIB serve como uma prévia, o dado oficial do Produto Interno Bruto será divulgado pelo IBGE em 30 de maio, com os resultados completos do primeiro trimestre de 2025.

Leia também | Mercados globais sobem após Trump sinalizar isenção de tarifas sobre eletrônicos chineses

Internacional: Mercados globais sobem após Trump sinalizar isenção de tarifas sobre eletrônicos chineses

The post Análise: Economia brasileira estagna entre janeiro e fevereiro de 2025, aponta FGV Monitor do PIB da FGV mostra desaceleração econômica, apesar de crescimento em 12 meses first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.