Feira Canastra reúne editoras independentes em BH

A Feira Canastra, dedicada à promoção de publicações independentes, realiza a terceira edição em Belo Horizonte com dois encontros confirmados. A edição principal ocorre nos dias 26 e 27 de abril de 2025, no Espaço Cultural da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Já no dia 10 de maio, será realizada uma edição pocket no Centro Cultural Usina de Cultura, no Bairro Ipiranga.

A feira reunirá aproximadamente 140 editoras, artistas e coletivos do Brasil e de países da América Latina. Estão confirmados expositores da Colômbia, Peru e Uruguai. O objetivo do evento é estimular a circulação de produções gráficas e literárias fora do circuito comercial tradicional. Dedica atenção especial à diversidade de formatos, temas e linguagens.

A edição de abril contará com 103 feirantes. A escolha da nova sede da Escola de Design da UEMG proporciona uma interação direta com a comunidade acadêmica, integrando estudantes, docentes e profissionais da área às práticas da produção editorial independente.

Já o encontro de maio, mais compacto, reúne 35 editoras e artistas de cinco estados brasileiros, além de uma participação internacional. A programação no Centro Cultural Usina de Cultura inclui rodas de conversa mediadas pela professora e pesquisadora Letícia Santana Gomes (UFOP).

Publicações experimentais e reconhecimento no campo social

A Feira Canastra valoriza expressões gráficas experimentais e propõe novas formas de leitura. Os expositores apresentam fanzines, livros de artista, fotolivros, quadrinhos e projetos editoriais que escapam dos padrões industriais da grande mídia.

Um dos destaques da edição será a editora Bebel Books, com a obra “Boy Dodói: histórias reais e ilustradas sobre masculinidade tóxica“, que conquistou o Troféu HQ Mix 2024. A publicação tem sido utilizada como ferramenta de mediação em políticas públicas. O psicólogo Pedro Guilherme Teodoro, que atua no CREAS de Cajamar (SP), relata que o quadrinho tem contribuído com reflexões em grupos que discutem violência contra a mulher. A linguagem visual do livro tem facilitado a identificação de comportamentos violentos que, muitas vezes, passam despercebidos pelos participantes dos programas de reeducação.

A proposta da Canastra é consolidar um espaço de circulação para essas publicações e fomentar encontros entre criadores e leitores, profissionais da área gráfica, pesquisadores e o público geral.

Expansão da rede de feiras independentes

Desde sua estreia, em 2019, a Feira Canastra tem fortalecido a presença de Belo Horizonte no circuito nacional e internacional de feiras autônomas. A cidade já se conectava a outros polos de produção editorial independente como São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. Em 2025, com a presença de editoras e artistas latino-americanos, a feira reforça seu caráter internacional.

A realização do evento é viabilizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (projeto 1414/2022) e conta com o patrocínio do Hospital Mater Dei.

Serviço

Feira Canastra – Edição Principal

  • Data: 26 e 27 de abril de 2025 (sábado e domingo)
  • Horário: Das 11h às 18h
  • Local: Espaço Cultural da Escola de Design da UEMG – Praça da Liberdade, Belo Horizonte
  • Entrada: Gratuita

Feira Canastra Pocket

  • Data: 10 de maio de 2025 (sábado)
  • Horário: Das 11h às 18h
  • Local: Centro Cultural Usina de Cultura – Rua Dom Cabral, 765 – Bairro Ipiranga, Regional Nordeste, Belo Horizonte
  • Entrada: Gratuita
  • Atividades: Rodas de conversa com mediação de Letícia Santana Gomes (UFOP)

The post Feira Canastra reúne editoras independentes em BH appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.