O Coletivo A Digna, de São Paulo, apresenta em Belo Horizonte o espetáculo O Monstro da Porta da Frente. A peça faz parte programação do FESTA – Festival de Teatro e Artes. A montagem será encenada no dia 18 de maio, domingo, às 17h, no Centro Cultural Unimed-BH Minas.
Com direção de Kiko Marques, a peça convida o público infantil e adulto a refletir sobre o uso dos espaços urbanos e o direito à cidade. A narrativa gira em torno da menina Laura, que descobre que o antigo cinema de seu bairro foi vendido e será transformado em lojas. Ao lado de um personagem misterioso, o Lanterninha, ela mobiliza os moradores por meio da criação de um filme. O objetivo é evitar a descaracterização do local e a remoção da vizinhança.
A dramaturgia de Victor Nóvoa constrói a história em diálogo com a linguagem cinematográfica. A encenação mistura gêneros do cinema e referências visuais que remetem às salas de exibição de bairro, com destaque para a trilha sonora original composta por Zimbher. O cenário remete a galpões urbanos em desuso e a encenação propõe relação direta com o público.
Premiações e trajetória
O Monstro da Porta da Frente estreou em São Paulo em 2023 e desde então acumula reconhecimentos importantes. Recebeu o Prêmio APCA de Melhor Direção de Teatro Infantojuvenil e três troféus na premiação Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto: Melhor Atriz (Helena Cardoso), Melhor Direção (Kiko Marques) e Melhor Espetáculo.</p></p&gt;
O trabalho dá continuidade à pesquisa do Coletivo A Digna sobre o espaço urbano e sua relação com as experiências coletivas. Com 15 anos de atuação, o grupo mantém uma produção contínua e investe na articulação entre teatro e política do cotidiano. Em 2025, além de circular com o espetáculo infantil, o coletivo apresenta E se fôssemos baleias?, indicado ao Prêmio Shell na categoria Dramaturgia.
Serviço
Espetáculo: O Monstro da Porta da Frente
Data: 18 de maio de 2025 (domingo)
Horário: 17h
Local: Teatro de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas – Rua da Bahia, 2.244, Belo Horizonte
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 40 (inteira)
Vendas: Bilheteria do teatro e >Sympla</a></a&gt;
Direção: Kiko Marques
Dramaturgia: Victor Nóvoa
Elenco: Ana Vitória Bella, Caio Marinho, Helena Cardoso e Luís Mármora
Trilha sonora original: Zimbher
Fotos: Jamil Kubruk
The post O Monstro da Porta da Frente: peça infantil reflete sobre o direito à cidade appeared first on Culturadoria.