Corte a chip da Nvidia é mais um passo de Trump para isolar China, diz analista da XP

Conteúdo XP

Em mais um lance da guerra comercial, o governo dos Estados Unidos anunciou medida que exige da Nvidia licença especial para vender o chip H20 a clientes chineses. A restrição de exportação do circuito integrado de inteligência artificial (IA) a China é um baque imenso para a gigante americana de tecnologia.

Raphael Figueredo, o Rafi, estrategista de ações de XP, que comandou o programa Morning call da XP, comentou que a Nvidia prevê com o corte de vendas a China do chip H20 uma impacto de US$ 5,5 bilhões, o que representa quase 10% de sua receita.

Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte

“Não é algo desprezível”, disse. “A economia dá sinais que as tarifas já causaram estragos nas grandes empresas e que a guerra comercial se estende além dos impostos de importação”, complementou.

Mais um passo

Segundo Rafi, a medida do governo Donald Trump é mais um passo de sua estratégia de isolar a China de seus parceiros comerciais, seja dentro ou fora dos Estados Unidos.

O estrategista afirma que os países que tiveram tarifas mais elevadas foram aqueles que mantém forte relação comercial com os chineses, como é o caso, por exemplo, do Vietnã. Com a tarifa de importação alta, o país então começa a negociar com Estados Unidos não somente para reduzir a taxação, mas para diminuir a influência da China, explica Rafi.

“Se tem uma coisa que está ficando claro cada vez mais diante dessa escalada da guerra comercial, é que Trump quer levar toda a cadeia de valor ligada a chips (de IA) e as manufaturas que tem envolvimento com tecnologia de inteligência artificial, para os Estados Unidos”, comentou.

“Ele pode negociar isso, mas ele quer trazer para dentro de casa, quer envolver um bloco de parceiros, para tentar isolar a China”, acrescentou. Figueredo vê esse mercado extremamente competitivo, de alcance considerável e estratégico.

Com isso, ele crê que o mercado deve seguir volátil. “A gente está longe de ver tendência de alta. A economia já foi comprometida e teremos rebuliço no mercado”, concluiu.

The post Corte a chip da Nvidia é mais um passo de Trump para isolar China, diz analista da XP appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.