Cientistas do Japão descobrem som que alivia enjoo em carro em apenas 1 minuto

enjoo, cinetose

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Nagoya, no Japão, desenvolveram uma nova tecnologia sonora que pode reduzir os sintomas de enjoo por movimento (também conhecido como cinetose) com somente um minuto de uso.

Quem costuma sofrer com essa condição sabe que alguns meios de transporte, como carros, podem desencadear sintomas como náuseas, tonturas e sensação de desmaio.

O estudo, publicado na revista Environmental Health and Preventive Medicine em março de 2025, aponta que a exposição a um som contínuo de 100 Hz pode ativar o sistema vestibular e trazer alívio quase imediato.

Um minuto de som que faz diferença

O grupo de estudo foi liderado por Takumi Kagawa e Masashi Kato. Eles utilizaram um dispositivo de estimulação sonora que envia vibrações específicas ao ouvido interno, área responsável pelo equilíbrio do corpo.

Essa inovação foi testada tanto em modelos com camundongos quanto em voluntários humanos. O som utilizado, registrado sob o nome comercial sound spice, mostrou-se eficaz para atenuar os sintomas clássicos do enjoo, mesmo após pequenas exposições.

“O nível sonoro está dentro da faixa de exposição ao ruído ambiental do dia a dia, o que sugere que a tecnologia sonora é eficaz e segura”, disse Kagawa, em nota à imprensa.

Depois de expostos ao som, os voluntários participaram de diversas simulações de movimento, como balançar em um balanço, dirigir em simuladores e passeios reais de carro. Segundo a pesquisa, em todos os casos, os sintomas incômodos foram significativamente reduzidos.

Como o som age no equilíbrio do corpo

A base científica por trás da descoberta está na estimulação dos órgãos otolíticos, que são pequenas estruturas dentro do ouvido interno, capazes de detectar aceleração linear e gravidade. A frequência de 100 Hz foi considerada a ideal para ativar essas estruturas e melhorar o controle postural.

“Isso sugere que a estimulação com esse som pode ativar amplamente o sistema vestibular, responsável por manter o equilíbrio e a orientação espacial”, explicou Kato.

Os pesquisadores também observaram uma ativação do sistema nervoso simpático, que geralmente é afetado de forma negativa em casos de enjoo por movimento. Os resultados dos pesquisadores apontam que, com a estimulação sonora, a função foi regulada, o que também contribuiu para a melhora dos sintomas.

“Esses resultados sugerem que a ativação dos nervos simpáticos — frequentemente desregulados em casos de enjoo por movimento — foi objetivamente melhorada com a exposição ao som específico”, acrescentou Kato.

Solução prática e segura para milhões de pessoas

Além da eficácia, o estudo reforça que o uso da tecnologia é seguro: os níveis de som utilizados estão bem abaixo dos limites considerados perigosos por normas de saúde ocupacional.

“O risco à saúde com a exposição de curto prazo ao nosso som é mínimo”, disse Kagawa. “Espera-se que essa estimulação seja segura quando usada corretamente”.

Diante dos resultados promissores, os cientistas planejam aprimorar o dispositivo para que ele possa ser utilizado em diferentes meios de transporte, incluindo viagens aéreas e marítimas.

The post Cientistas do Japão descobrem som que alivia enjoo em carro em apenas 1 minuto appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.