“Tudo literalmente parou”: indústria de diamantes enfrenta crise com tarifas de Trump

A indústria de diamantes, avaliada em US$ 82 bilhões, entrou em uma grande turbulência, com negociadores alertando que as operações “pararam completamente” em decorrência das tarifas impostas por Donald Trump e da guerra comercial global. As informações são do jornal Financial Times.

As remessas através da Antuérpia, na Bélgica, um dos principais centros de comércio de pedras preciosas, caíram para cerca de um sétimo dos níveis habituais, impactando severamente o mercado.

As tarifas de Trump incluem uma sobretaxa de 10% sobre as importações de diamantes, além de propostas de tarifas variáveis de retaliação, dependendo do país de origem.

Embora outros minerais, como ouro e cobre, estejam isentos dessas medidas, a inclusão dos diamantes tem gerado descontentamento entre os negociadores.

Os Estados Unidos são o maior consumidor de diamantes do mundo, respondendo por cerca de metade da demanda global, mas não possuem minas de diamantes, dependendo totalmente das importações.

Apesar de a Casa Branca ter “pausado” as tarifas recíprocas por 90 dias, a taxa base de 10% já está em vigor e continua a gerar incertezas no setor.

Karen Rentmeesters, CEO do Antwerp Diamond Centre, afirmou ao Financial Times que a situação atual é comparável à turbulência provocada pela pandemia de coronavírus, com as remessas diárias reduzidas a um sétimo dos níveis normais. “Tudo literalmente parou”, disse Rentmeesters ao jornal.

Os efeitos das tarifas também estão sendo sentidos na Índia, que processa mais de 90% dos diamantes do mundo em sua indústria de polimento.

As tarifas propostas de 27% sobre os produtos indianos podem impactar diretamente a indústria de exportação de diamantes do país, a menos que um acordo seja alcançado entre as duas nações.

Grandes empresas do setor, como a Anglo American, proprietária da De Beers, conglomerado de empresas envolvido na mineração e comércio de diamantes, já enfrentam dificuldades financeiras, tendo reduzido o valor da gigante produtora de diamantes em US$ 4,5 bilhões nos últimos dois anos.

A Signet Jewelers, maior varejista de joias de diamantes do mundo, também se viu obrigada a informar seus fornecedores que não arcará com os novos impactos tarifários em pedidos já existentes, exigindo que eles paguem as tarifas.

The post “Tudo literalmente parou”: indústria de diamantes enfrenta crise com tarifas de Trump appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.