A partir da nova decisão da Anvisa, farmácias de todo o país deverão reter a receita médica na venda de medicamentos como Ozempic, Saxenda e Wegovy. Antes, bastava apresentar a receita no momento da compra, mas agora será obrigatório entregá-la ao estabelecimento, que deve manter o documento arquivado e registrá-lo no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC)
A medida passa a valer 60 dias após a publicação da resolução no Diário Oficial da União e foi aprovada por unanimidade na reunião da diretoria colegiada da Anvisa. A principal justificativa é conter o consumo irracional dos chamados agonistas de GLP-1, usados para tratamento de diabetes tipo 2 e para emagrecimento.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Eventos adversos e preocupações médicas
Segundo a agência, o uso estético e sem acompanhamento médico dessas canetas tem causado efeitos colaterais preocupantes, como náuseas, distensão abdominal, constipação, diarreia e até agravamento de transtornos psicológicos e alimentares. Entidades médicas como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes apoiam a decisão da Anvisa e já haviam emitido carta aberta cobrando a retenção da receita.
A validade das receitas será de 90 dias e deverá conter duas vias para que o controle nas farmácias seja efetivo.
Leia também | Polícia Federal prende idoso de 70 anos por vender objetos com símbolos nazistas pela internet
The post Saúde: Anvisa exige retenção de receita para canetas emagrecedoras como Ozempic, Saxenda e Wegovy Nova norma visa coibir o uso indiscriminado dos medicamentos, que têm gerado eventos adversos em pacientes sem prescrição médica first appeared on Portal Terra da Luz.