Adolescente de Criciúma é apreendido em operação nacional contra grupo virtual que incitava crimes entre jovens

Na terça-feira (15), um adolescente de 17 anos, morador de Criciúma, foi apreendido durante a operação Adolescência Segura, coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A ação, que mobilizou agentes em oito estados brasileiros, tem como alvo um grupo virtual acusado de incentivar a prática de crimes entre crianças e adolescentes.

De acordo com as investigações, o adolescente catarinense seria um dos principais articuladores da rede criminosa, que utilizava servidores e canais digitais para disseminar conteúdos violentos e de ódio.

A operação também cumpriu mandados de internação provisória contra outros adolescentes e resultou na prisão de dois adultos.

Entre os crimes investigados estão apologia ao nazismo, maus-tratos a animais, tentativa de homicídio, incentivo ao suicídio, crimes de ódio e pornografia infantil.

O caso ganhou repercussão após um ataque transmitido ao vivo pela internet, no qual um adolescente lançou um coquetel molotov contra uma pessoa em situação de rua. A vítima teve 70% do corpo queimado.

A Polícia Civil afirma que o grupo manipulava emocionalmente os jovens para induzi-los à prática de atos criminosos.

  • LEIA TAMBÉM: PRF inicia a Operação Semana Santa 2025 nesta quinta-feira (17)

As ações da operação se estenderam por estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, além do Rio de Janeiro e de Santa Catarina.

As autoridades fazem um alerta a pais, responsáveis e educadores para que fiquem atentos ao comportamento online dos adolescentes. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos na rede criminosa.

O post Adolescente de Criciúma é apreendido em operação nacional contra grupo virtual que incitava crimes entre jovens apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.