
Na quarta-feira (16), J.K. Rowling comemorou a decisão da Suprema Corte do Reino Unido que define o conceito de mulher com base no sexo biológico. A autora de Harry Potter postou uma foto em seu perfil no X em que aparece fumando charuto e tomando um drink, com a legenda: “Adoro quando um plano dá certo”.
A decisão marca uma mudança na interpretação da Lei da Igualdade de 2010 e pode dificultar o acesso de mulheres trans a serviços exclusivos para o público feminino.
A partir de agora, mulheres trans que possuem o Certificado de Reconhecimento de Gênero poderão ser excluídas de abrigos, enfermarias e outras estruturas destinadas apenas a mulheres cisgênero. Rowling, que tem histórico de declarações transfóbicas, celebrou a vitória da associação For Women Scotland, que levou o caso à Suprema Corte.
I love it when a plan comes together.#SupremeCourt #WomensRights pic.twitter.com/agOkWmhPgb
— J.K. Rowling (@jk_rowling) April 16, 2025
A escritora é conhecida por seus ataques públicos à inclusão de pessoas trans em espaços femininos. Em declarações anteriores, ela já afirmou que “celebridades que aplaudem a transição de menores podem guardar suas desculpas para os destransicionários traumatizados”.
And if I sound angry, it’s because I’m bloody angry. I read Cass this morning and my anger’s been mounting all day. Kids have been irreversibly harmed, and thousands are complicit, not just medics, but the celebrity mouthpieces, unquestioning media and cynical corporations. 5/6
— J.K. Rowling (@jk_rowling) April 10, 2024
Rowling também foi criticada por se opor ao uso do termo “pessoas que menstruam”, argumentando que negar o sexo biológico apaga a vivência das mulheres.
A decisão judicial representa um recuo significativo nas proteções legais oferecidas a mulheres trans no Reino Unido. Desde 2004, cerca de 8.500 pessoas obtiveram o certificado que reconhece legalmente sua identidade de gênero. Agora, mesmo com esse documento, poderão ter seus direitos limitados.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line