O maior fórum europeu dedicado à construção industrializada, digitalização e sustentabilidade, o REBUILD 2025, acontecerá de 23 a 25 de abril, em Madri, na Espanha. O Brasil terá presença confirmada no evento por meio da missão “Conexão BIM – Rebuild Madri 2025”, que contará com engenheiros e arquitetos de diversas regiões do Brasil. Além da participação no evento, a agenda dos brasileiros inclui visitas técnicas a entidades públicas, como a municipalidade de Madri, e empresas do setor de mobilidade urbana espanhol.
A engenheira Késia Alves, diretora da Conexão BIM e coordenadora da missão, é uma das confirmadas na programação oficial. Ela participa do painel “Plano BIM Espanha, Ano 2”, no dia 24, onde apresentará avanços da adoção do BIM no Brasil em ações desenvolvidas por instituições como Conexão BIM, CREA-SC, SEBRAE e BIM Fórum Brasil. Reconhecida por sua atuação em projetos de inovação e sustentabilidade, Késia trará exemplos práticos e casos de impacto social com foco no setor público.
“A participação brasileira no REBUILD é uma oportunidade estratégica para mostrar que o Brasil está avançando na transformação digital da construção, de forma prática e colaborativa. Estar lado a lado com especialistas de outros países nos permite trocar experiências reais e trazer soluções aplicáveis para a nossa realidade”, destaca Késia Alves.
Outro nome de destaque é o engenheiro Marco Sacenti, que participa do painel “BIM para Grandes Infraestruturas”. No dia 24, ele apresentará cases inovadores de digitalização e eficiência nos processos construtivos em obras públicas nos Estados do Pará e Minas Gerais. No dia 25, a engenheira Monique Liguori também sobe ao palco do congresso, no painel “Quando a Engenharia se Torna Arquitetura”. Ela compartilha sua experiência no projeto “Jornada Implementa BIM”, premiado pela inovação na área, junto com Tiago Fonseca e João Víctor Santos da Silva, também integrantes da missão.
Representando o meio acadêmico, o professor Paulo J. Rech, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), abordará sua participação no projeto PROMOBIS, que apoia os 11 municípios da AMFRI (Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu) com soluções de mobilidade urbana baseadas em BIM. No dia 23, ele falará no painel “Moradia acessível e a cidade: melhorando sua sustentabilidade”, destacando o futuro projeto do túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes, além da implantação do sistema BRT da região.
Também no dia 23, o engenheiro Anderson Chaurais apresenta um case de aplicação do BIM em projetos de construção industrializada, durante o painel “Por que a Construção Enxuta é Essencial na Construção Industrializada?”. Chaurais é membro ativo da Conexão BIM e participou, em 2023, de uma apresentação na Europa sobre o projeto de mobilidade da EMEL, no qual esteve envolvido.
A comitiva brasileira ainda conta com a presença de João Paulo Kowalsky (secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí), Célia Penedo (EMEL, de Portugal) e Tiago Fonseca (Governo do Estado da Bahia), que junto com João Víctor Santos da Silva irão compartilhar suas experiências com os participantes do evento e ampliar a troca de conhecimentos.
Todos os participantes envolvidos na Missão participaram das edições do BIM CREA-SC e fazem parte da comunidade Conexão BIM, que proporcionou a todos, através Ignasi Peres, diretor do REBUILD, a participação especial neste importante evento.
O grupo representará o Brasil no Congresso Nacional de Arquitetura Avançada e Construção 4.0, parte integrante do REBUILD 2025, que reunirá mais de 700 palestrantes para debater soluções inovadoras para os desafios do setor da construção civil.
SERVIÇO
O QUÊ? Engenheiros e arquitetos brasileiros participam do REBUILD 2025, principal fórum europeu de construção, em Madri
QUANDO? De 23 a 25 de abril de 2025
ONDE? Madri, Espanha
O post Engenheiros e arquitetos catarinenses estarão no principal fórum europeu de construção em Madri apareceu primeiro em Deolhonailha.