Belo Horizonte recebe mais uma edição do tradicional Festival BH Choro, que chega à sua 14ª realização em 2025, no seu palco de origem: a Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. O evento acontece nos dias 1º, 2 e 3 de maio, sempre a partir das 19h, com entrada gratuita. A produção afiança que o evento terá infraestrutura completa e acessibilidade plena para o público.
Este ano, o Festival se reveste de um significado especial: celebra um ano do reconhecimento do gênero musical como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, título dado pelo IPHAN. A homenagem ao gênero destaca sua importância como linguagem musical de afeto, união, companheirismo e encontros, fiel às suas origens, nas emblemáticas “rodas de choro”. Entre as atrações, o público poderá conferir a força e o talento nas apresentações de artistas consagrados e novos talentos.
Programação
1º de maio (quinta-feira – feriado)
- 19h – Chorosas
- 20h30 – Choro de Minas – 20 anos
2 de maio (sexta-feira)
- 19h – Abre a Roda – Mulheres no Choro
- 20h30 – Velha Guarda do Clube do Choro de BH convida Wesley Procópio
3 de maio (sábado)
- 19h – Clube do Choro de Belo Horizonte
- 20h30 – Choro na Rua (RJ) – atração principal, vencedora de dois Prêmios da Música Brasileira em 2024
Diversidade
Com curadoria atenta ao cenário musical da capital mineira, a 14ª edição valoriza a diversidade e as transformações do gênero. Um terço da programação destaca grupos compostos exclusivamente por mulheres, Chorosas e Abre a Roda – Mulheres no Choro, sinalizando a ampliação do protagonismo feminino na cena do gênero em BH.
Outro destaque é o grupo Choro de Minas. O grupo traz nomes como Marcos Flávio (trombone), Dudu Braga (cavaquinho), Silvio Carlos (violão de 7 cordas) e Ramon Braga (pandeiro). Este último, aliás, festeja duas décadas de trajetória.
Tradição
A tradição estará representada pelos dois grupos do Clube do Choro de Belo Horizonte, com o destaque especial para a apresentação do instrumentista Wesley Procópio. Ele leva ao palco o oficleide, instrumento de sopro em desuso, mas revitalizado por ele. A ideia é proporcionar uma vivência musical com forte carga cultural e histórica.
Encerrando o festival, entra em cena o coletivo carioca Choro na Rua. O grupo traz bambas como Silvério Pontes, Henrique Cazes, Rogério Caetano, Alexandre Maionese, Rodrigo Jesus, Dudu Oliveira, Charles da Costa e Bebê Kramer. A apresentação deve ser memorável e repleta de virtuosismo.
O evento é uma realização da Idear Produção Cultural e Artística. Apoio: Clube do Choro de Belo Horizonte. Patrocínio: MGS, Governo de Minas Gerais. Incentivo: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Belo Horizonte.
SERVIÇO
Festival BH Choro – 14ª Edição
Quando. Dias 01, 02 e 03 de maio, sempre às 19h
Onde. Praça Duque de Caxias – Santa Tereza, BH
Quanto. Evento gratuito e com acessibilidade
The post BH Choro: shows gratuitos na Praça Santa Tereza appeared first on Culturadoria.