Floripa Quilt apresenta os cursos que vão movimentar a 12ºedição do festival

Foto de LU MORAES (5) (1).jpg

São 28 aulas e workshops externos para o fazer manuais ministrados por professores de várias partes do país e do mundo. De iniciantes a profissionais, as inscrições são limitadas e estão abertas no site do festival

Fomentar o fazer manual é um dos objetivos do Floripa Quilt – Festival de Patchwork & Arte Têxtil, que se firma no calendário nacional como um dos mais importantes eventos do setor. Em poucas semanas da sua 12ª edição, que ocorre de 30 de abril a 03 de maio, no SESC Cacupé, a programação de cursos e workshops está definida e as inscrições abertas no site oficial do evento https://floripaquilt.com.br/2025/cursos-e-oficinas/

Imagem do WhatsApp 2025-03-09 às 00.01.12.jpeg

(Janaina Machado)

Para Janaína Machado Cordeiro, idealizadora e realizadora do projeto, o festival celebra o fazer manual em todas as suas dimensões. “Além da parte da feira com a presença de expositores, trocas de informação, exposição, a agenda de cursos é muito aguardada pelos artistas e praticantes de diversas técnicas manuais por oferecer uma oportunidade de aprendizagem com grandes nomes da arte têxtil. Temos uma programação bem variada para atender o interesse dos alunos e profissionais”, conta.

Antes mesmo do festival abrir oficialmente suas portas, os cursos Mosaico com Marina Landi e “Interligados” com Ana Helena Barbosa de Abreu abrem as atividades na terça-feira(29/04). Na quarta-feira (30/04), seis temas preenchem o dia: “Improvisando com trapézios” com Maria Paz Ávalos, “Mosaicos” com Cecília Koppmann, “Bordados em Relevo” com Ana Helena Barbosa de Abreu, “Oceano” com Fábia Diniz. Ainda “Colagem Orquídea Multicolorida” com Marina Landi e “Olho de Peixe” com Cecília Koppmann.

imagem003.jpg

Na quinta-feira (01/05), Vicky D`Alto ensinou a técnica de aquarela à máquina no curso “Aquarela”. Uma abordagem inovadora combina a delicadeza da aquarela tradicional com as precisão da costura mecânica. Com a proposta de reutilização de tecidos, “Jeans em nova versão” é tema prático do escritório de Maria Auxiliadora, que propõe uma transformação do material em peças funcionais com a utilização de técnicas como o patchwork, sashiko e bordado. Afonso Franco volta ao festival com o curso “Flor de Maio com efeito tridimensional”, no qual oferece despertar o encanto do bordado livre.

As bonequeiras vão adorar o workshop de Márcia Imbrois sobre a “Boneca Ann”. Os participantes aprenderão a criar lindas bonecas artesanais do zero. E Tere Cardoso lança a pergunta: Já pensei em fazer um trabalho em patchwork e ao finalizar ele já está acolchoado? As respostas serão dadas na aula “Quilt Reversível”, quando alunas/os vão colocar as mãos em tiras de tecido e ver as formas se definindo com a habilidade das mãos. A técnica Mola no patchwork originária do povo Kuna, do Panamá, será compartilhada por Lia Rosabel no curso “Peixe”. Já Fábia Diniz transforma o desafio de fazer um quilting de uma borda em uma aula divertida no “Bordas Personalizadas”. Por último, no dia, Maria Fernande Casagrande revela o seu “Bordando Folhas” com muita criatividade e inúmeras possibilidades de aplicação.

Na sexta-feira (05/02), Valéria Cervetto ensinou a criar bolas decorativas na aula “Mandala Esférica: Arte em Movimento”. Já Adriana Sleutjes abordou o tema “Aplicação”, uma técnica de costura que consiste em fixar formas recortadas de tecido sobre uma peça base, criando desenhos e padrões complexos. E Maria Paz Ávalos conduz o workshop “Improvisando com curvas”. Também neste dia, Marina Landi orienta a personalização de um “Tucano” e Cecília Koppmann dá destaque aos tecidos tingidos artesanalmente na aula demonstrativa “Tingindo”. Encerra a agenda do sábado o curso da bonequeira Day Carlson, que mostra sua presteza na criação da “Boneca Débora”.

Imagem-do-WhatsApp-2025-01-19-às-11.22.02-em-escala.jpeg

No último sábado do festival(03/05), mais horas dedicadas ao fomento das técnicas artesanais. Maria Paz Ávalos convida ao estudo de duas técnicas de acabamentos para pequenas conchas – o tradicional Ribete e o Enfrentamento. Alan Vilar oferece um escritório “Tucano-Oco”, um bordado em folha seca. A Boneca Valentina é uma prática oferecida por Lilian Rossato e Cecília Koppmann que amplia as possibilidades na aula “Art Bowls”. Quer saber como confeccionar uma Maxi Manta de Sofá? Marisol Romero garante que o curso é ideal para quem quiser se divertir e criar com as próprias mãos.

Informações completas sobre o Floripa Quilt estão disponíveis no site https://floripaquilt.com.br/2025/cursos-e-oficinas/ A entrada é gratuita.

O post Floripa Quilt apresenta os cursos que vão movimentar a 12ºedição do festival apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.