Pacheco propõe orçamento de guerra para recuperação do RS

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto: Divulgação

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sugeriu neste domingo (5) em Porto Alegre a implementação de um novo “orçamento de guerra” para auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul, seguindo o modelo adotado durante a pandemia de Covid-19.

Durante uma reunião no estado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, também defenderam a adoção de medidas fiscais extraordinárias. Pacheco ressaltou a importância de buscar “soluções excepcionais e atípicas” em situações de crise, mencionando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Guerra, aprovada durante a pandemia.

“Há necessidade de retirar da prateleira e da mesa a burocracia, as travas, as limitações, para que nada falte ao Rio Grande do Sul para a sua reconstrução. Fizemos isso na pandemia, com muita altivez no âmbito do Congresso Nacional, com proposta de emenda à Constituição que apelidamos de PEC da Guerra. Inúmeras medidas legislativas excepcionais”, afirmou Pacheco.

Reunião feita em RS. Foto: Divulgação

Lira destacou a necessidade de uma resposta “dura, firme e efetiva”, comparável à adotada durante a pandemia, e enfatizou a importância da sensibilidade do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Durante a visita ao Rio Grande do Sul, o presidente Lula (PT), acompanhado por ministros do governo e pelo presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, prometeu destravar obstáculos burocráticos para garantir o socorro ao estado.

O governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou anteriormente que o Rio Grande do Sul precisaria de um “Plano Marshall” para sua reconstrução, referindo-se ao plano dos Estados Unidos para a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial.

“O Rio Grande do Sul vai precisar de uma espécie de Plano Marshall de reconstrução, daquele da reconstrução da Europa do pós-guerra. A gente vai precisar de um plano de excepcionalidade em processos, em recursos, em medidas absolutamente extraordinárias”, conclui Eduardo Leite.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.