Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) decidiu encerrar sua greve de fome, iniciada há mais de uma semana, após chegar a um acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O acordo prevê um prazo de 60 dias para que Glauber apresente sua defesa antes da votação em plenário.

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (17) e ocorre em meio ao avanço do processo que pode levar à cassação do mandato do parlamentar.

Glauber Braga iniciou a greve de fome em protesto contra o andamento do processo de cassação, que se intensificou após a recomendação do Conselho de Ética da Câmara.

Desde o dia 9 de abril, o deputado estava se alimentando apenas de água, soro e bebidas isotônicas, enquanto dormia nas instalações da Câmara.

Durante a negociação, Hugo Motta garantiu que o caso não seria submetido ao plenário antes do término do prazo para a defesa.

A cassação de Glauber Braga é resultado de uma denúncia apresentada pelo partido Novo, que o acusa de ter quebrado o decoro parlamentar ao agredir e expulsar um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) da Câmara.

O Conselho de Ética, em uma reunião realizada no dia 8 de abril, deu aval para o prosseguimento do processo, que agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A CCJ vai avaliar se houve ilegalidades no processo, mas não voltará a discutir o conteúdo da acusação. Se a comissão aceitar o recurso, o caso retornará ao Conselho de Ética para correção de eventuais vícios. Caso contrário, o processo seguirá para votação no plenário, onde 257 dos 513 deputados precisarão votar a favor da cassação para que ela ocorra.

The post Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.