Telescópio Espacial James Webb detecta sinais de vida em um exoplaneta “próximo” da Terra

A descoberta de vida extraterrestre parece estar próxima. Uma nova pesquisa sobre a atmosfera do K2-18b revela um componente adicional no exoplaneta, sugerindo condições muito semelhantes às da Terra. O Telescópio Espacial James Webb capturou dados sobre a presença de dimetilsulfeto (DMS), um elemento químico produzido apenas por organismos vivos em nosso planeta.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Para encontrar componentes relacionados ao sulfeto de dimetila na Terra, teríamos que ir às águas do oceano, especificamente às algas marinhas. Detectar esse elemento em K2-18b, um exoplaneta localizado a 120 anos-luz da Terra, é realmente emocionante.

Mas a euforia aumenta quando combinamos essa descoberta recente com pesquisas de anos anteriores. Estudos anteriores, entre 2021 e 2023, descobriram que moléculas contendo carbono, como metano e dióxido de carbono, estão presentes na atmosfera do K2-18b.

A detecção desse par de componentes levou os cientistas a classificar o planeta como um exoplaneta “Hiceano”, um termo que combina “hidrogênio” e “oceano” e é usado para descrever planetas que podem ter vastos oceanos de água.

O exoplaneta K2-18 b se encontra a 120 anos-luz da Terra. O Telescópio Espacial James Webb verificou sua existência e comprovou elementos de vida

Apesar dessas descobertas, os cientistas que conduziram o estudo não querem prever a descoberta de vida prematuramente e preferem permanecer cautelosos, a fim de investigar melhor os componentes deste exoplaneta.

“Não é do interesse de ninguém declarar prematuramente que encontramos vida. No entanto, temos certeza de que a melhor explicação para o que vimos é um oceano quente repleto de vida”, disse Nikku Madhusudhan, astrônomo da Universidade de Cambridge que participou da pesquisa.

A história do K2-18B

K2-18 b foi descoberto em 2015 por telescópios terrestres localizados no Chile. Está localizado na constelação de Leão. Ele orbita uma estrela anã fria chamada K2-18, a uma distância de 0,1429 unidades astronômicas (UA).

LEIA TAMBÉM:

Adeus aos prints no WhatsApp: aplicativo enviará notificações para quem copiar mensagens

Qual é a condição genética do recordista mundial do Guinness para o rosto mais peludo do mundo?

Dormir no frio: a ciência explica os segredos para encontrar um aliado na coberta certa

A massa do K2-18 b é aproximadamente 8,92 vezes a da Terra, e ele completa uma órbita ao redor de sua estrela em aproximadamente 32,9 dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.