O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar duramente a condução da política monetária americana sob comando de Jerome Powell, atual chair do Federal Reserve (Fed). Em publicação feita nesta quinta-feira (17) na rede social Truth Social, Trump solicitou publicamente a demissão de Powell, afirmando que o Fed tem agido de forma tardia e equivocada frente aos desafios econômicos do país.
Trump citou como exemplo o Banco Central Europeu (BCE), que já reduziu suas taxas de juros em diversas ocasiões recentes. “Espera-se que o BCE corte as taxas de juros pela sétima vez, e, no entanto, o ‘tarde demais’ Jerome Powell, do Fed, que sempre chega ‘tarde demais e errado’, divulgou ontem um relatório que foi mais uma típica confusão completa!”, escreveu Trump.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Trump reforça apoio à política tarifária dos EUA
O republicano também afirmou que a política tarifária será mantida, apesar das preocupações manifestadas por Powell. Na quarta-feira (16), o presidente do Fed alertou que os aumentos tarifários podem prejudicar o duplo mandato da instituição — que visa manter a inflação sob controle e o país em pleno emprego.
Trump, por outro lado, defendeu os resultados de sua política econômica: “Os preços do petróleo caíram, os alimentos (até os ovos!) caíram, e os EUA estão ficando ricos em tarifas. O ‘tarde demais’ deveria ter reduzido as taxas de juros há muito tempo, como o BCE fez, mas certamente deveria reduzi-las agora. A demissão de Powell não chega rápido o suficiente!”, completou.
Jerome Powell está em seu segundo mandato como presidente do Fed, com início em 2018. Seu mandato atual segue até 2026.
Leia também | Norwegian Aqua: conheça o novo navio que promete redefinir o luxo e a diversão em alto-mar
The post Internacional: Trump pede demissão de Jerome Powell e critica política monetária do Fed Presidente dos EUA afirma que Fed deveria ter reduzido os juros “há muito tempo” e mantém defesa da política tarifária americana first appeared on Portal Terra da Luz.