
O presidente da COP30, André Correa do Lago, afirmou nesta sexta-feira (18) que a China está desenvolvendo metas climáticas ambiciosas e deve anunciá-las nos próximos meses, apesar da recente saída dos Estados Unidos do processo internacional. A declaração foi feita após uma semana de reuniões com autoridades chinesas em Pequim.
Segundo Lago, os compromissos nacionais de redução de emissões – conhecidos como NDCs – deverão ser apresentados em breve e terão validade até 2035. China e outros países perderam o prazo de fevereiro para enviar os documentos. “Acreditamos que a China está preparando contribuições nacionalmente determinadas muito ambiciosas”, disse Lago.
A expectativa é que a China assuma protagonismo na COP30, que será realizada em novembro em Belém-PA. A ausência dos EUA nas negociações, após a decisão do presidente Donald Trump de retirar o país do acordo climático, reforça a importância da cooperação entre outras potências. “Brasil e China querem defender sistemas multilaterais, seja no comércio, nas mudanças climáticas ou em qualquer outra área”, afirmou Lago em coletiva na embaixada brasileira em Pequim.
Durante a visita, o presidente da COP30 se reuniu com representantes dos ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores da China. Apesar dos desafios enfrentados pelo país para reduzir a dependência do carvão, Lago elogiou os avanços em tecnologia limpa, como veículos elétricos e energia solar. Ele destacou que o consumo de carvão caiu significativamente no primeiro trimestre de 2025.
“Cada país precisa analisar sua transição energética considerando estabilidade econômica e crescimento possível”, disse Lago. Ele ressaltou que a adoção de novas tecnologias e políticas pode acelerar a transição e gerar resultados positivos.
(com Bloomberg)
The post Presidente da COP30 vê China com metas climáticas “ambiciosas” após saída dos EUA appeared first on InfoMoney.