Política: Novo Código Civil propõe herança digital e retira cônjuges da lista de herdeiros necessários Projeto em análise no Senado inclui patrimônio digital na sucessão e muda regras sobre herança entre casais

O Senado analisa um projeto de reforma do Código Civil que promete transformar as regras de herança e sucessão no Brasil. A proposta prevê a criação da chamada herança digital e altera a posição dos cônjuges na ordem de vocação hereditária, excluindo-os da categoria de herdeiros necessários.

A ideia da herança digital inclui ativos intangíveis com valor econômico, pessoal ou cultural, como moedas eletrônicas, criptomoedas, milhas aéreas, contas em redes sociais, arquivos virtuais e até pontuações em programas de fidelidade.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Segundo o advogado Flávio Tartuce, relator da comissão de juristas responsável pela proposta, a legislação atual é omissa quanto ao patrimônio digital, o que dificulta o acesso dos herdeiros a bens virtuais após a morte do titular.

O texto também limita o acesso a mensagens privadas armazenadas virtualmente. Esse acesso só será possível com autorização judicial e comprovação de necessidade, exceto se houver autorização prévia do falecido.

Além disso, o projeto rebaixa os cônjuges e companheiros para a terceira posição na sucessão legítima, atrás de descendentes e ascendentes. Também acaba com o direito à herança de bens particulares, ou seja, aqueles adquiridos antes do casamento ou união estável.

Para a advogada Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), a mudança é positiva e corrige distorções da legislação atual que permitiam “enriquecimento sem causa” por parte de cônjuges sobreviventes.


Leia também | Inflação desacelera em março para todas as faixas de renda, aponta Ipea

Economia: Inflação desacelera em março para todas as faixas de renda, aponta Ipea

The post Política: Novo Código Civil propõe herança digital e retira cônjuges da lista de herdeiros necessários Projeto em análise no Senado inclui patrimônio digital na sucessão e muda regras sobre herança entre casais first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.