JD Vance, vice de Trump, encontra Papa Francisco no Vaticano

(Bloomberg) — O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e o Papa Francisco tiveram um breve encontro no Vaticano na manhã do Domingo de Páscoa, informou o gabinete de Vance.

Vance, um recém-convertido ao catolicismo, que foi batizado em 2019, passou vários dias em Roma conciliando compromissos profissionais e momentos de lazer com sua esposa, Usha, e seus três filhos pequenos. O encontro marcou a primeira reunião entre um vice-presidente dos EUA e o papa desde 2020, ainda durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump.

Um vídeo publicado pela rede de notícias católica norte-americana EWTN mostrou Vance conversando com o Papa Francisco, que estava sentado em uma cadeira de rodas. O pontífice presenteou o vice-presidente dos EUA com uma gravata do Vaticano, um terço e ovos de Páscoa para cada um dos filhos de Vance.

JD Vance encontrou o Papa Francisco neste domingo (20) (Foto: Reprodução | Redes sociais @ewtn)

“Sei que o senhor não tem se sentido muito bem, mas é bom vê-lo com a saúde melhor,” disse Vance ao líder católico, que recebeu alta no mês passado após uma internação de cinco semanas devido a uma pneumonia grave e com risco de vida. “Obrigado por me receber.”

Leia mais: Papa Francisco defende liberdade religiosa em mensagem de Páscoa e anda de papamóvel

Vance permaneceu dentro da Cidade do Vaticano por cerca de 20 minutos. A Segunda Família (como é chamada a família do vice-presidente) posteriormente assistiu à missa de Páscoa.

O retorno de Vance à Cidade do Vaticano aconteceu após uma visita mais longa no sábado, durante a qual a Santa Sé afirmou que houve uma “troca de opiniões” sobre diversos temas, incluindo migrantes, refugiados e prisioneiros, com autoridades da Igreja.

O Vaticano descreveu o encontro de sábado como “cordial”, embora o comunicado do gabinete do vice-presidente não tenha mencionado a questão migratória.

O Papa Francisco, de 88 anos, é o guia espiritual de 1,4 bilhão de católicos no mundo todo. No início deste ano, ele criticou a postura da administração Trump sobre migrantes e deportações forçadas. Vance, convertido ao catolicismo desde 2019, respondeu elogiando o Papa, mas afirmou que manteria suas opiniões.

Vance, que também se encontrou com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, na sexta-feira, deve partir para a Índia ainda neste domingo.

The post JD Vance, vice de Trump, encontra Papa Francisco no Vaticano appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.