
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou neste domingo (20) a morte da cantora e compositora Cristina Buarque, irmã de Chico Buarque, aos 74 anos. A artista lutava contra um câncer e teve sua morte confirmada por familiares, embora a causa oficial não tenha sido divulgada.
Em nota oficial, Lula exaltou a importância de Cristina para a música brasileira, especialmente no universo do samba carioca. Segundo o presidente, ela foi uma intérprete marcante das composições dos maiores nomes do gênero.
“Cantora e compositora talentosa, teve um papel extraordinário na música brasileira ao interpretar as canções de alguns dos mais importantes compositores do samba carioca, ajudando a poesia e o ritmo dos morros do Rio a conquistarem os corações dos brasileiros”, afirmou Lula.
O presidente também prestou solidariedade à família e ao cantor e compositor Chico Buarque. “Aos seus familiares e ao meu amigo Chico Buarque, deixo minha solidariedade e um forte abraço.”
Quero expressar meus profundos sentimentos pelo falecimento de Cristina Buarque. Cantora e compositora talentosa, teve um papel extraordinário na música brasileira ao interpretar as canções de alguns dos mais importantes compositores do samba carioca, ajudando a poesia e o ritmo…
— Lula (@LulaOficial) April 20, 2025
Nascida em São Paulo, Cristina Buarque de Hollanda se destacou no cenário da Música Popular Brasileira (MPB) com um trabalho voltado para o samba de raiz. Com uma carreira discreta, ela ficou conhecida por fugir dos holofotes e dedicar sua vida à valorização dos grandes sambistas do país.
A notícia da morte foi divulgada por seu filho, o cineasta Zeca Ferreira, por meio das redes sociais. “Uma cantora avessa aos holofotes. Como explicar um negócio desses em qualquer tempo? Mas como explicar isso nesse tempo específico? […] O ser humano mais íntegro que eu já conheci”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line