
A Polícia Federal revelou um esquema criminoso que movimentou pelo menos R$ 2 bilhões nos últimos cinco anos por meio de fraudes contra beneficiários de programas sociais, trabalhadores com FGTS e seguro-desemprego. Como mostrou a reportagem do Fantástico, o golpe teve colaboração de funcionários da Caixa Econômica Federal, que repassavam dados sigilosos e até realizavam saques a mando da quadrilha.
As principais vítimas eram usuários do aplicativo Caixa Tem, utilizado para movimentar recursos de benefícios sociais. Os criminosos acessavam CPFs em fóruns ilegais da internet, verificavam quem tinha benefícios ativos e repassavam os dados para os servidores infiltrados no banco. Esses funcionários alteravam os e-mails das contas, permitindo à quadrilha gerar novas senhas e controlar totalmente as contas das vítimas.
Segundo a PF, o chefe do esquema, conhecido como “Careca”, foi preso em 2022 no Rio de Janeiro com um comparsa, mas ambos responderam ao processo em liberdade. O notebook apreendido com a dupla revelou a sofisticação da operação, que utilizava softwares para simular centenas de celulares, facilitando o acesso simultâneo a várias contas.
“Eles roubam de quem mais precisa, e ainda debocham das vítimas”, relatou um dos investigadores ao Fantástico.
Durante nova fase da investigação, a PF realizou buscas em 14 cidades do Rio de Janeiro, apreendendo equipamentos e identificando novos suspeitos. Segundo o delegado Pedro Bloomfield Gama Silva, a polícia aposta em monitoramento com biometria e inteligência artificial para detectar e prevenir fraudes de forma mais eficaz.
A Caixa reconheceu o prejuízo de R$ 2 bilhões, mas afirmou que os valores foram integralmente devolvidos às vítimas e que os funcionários envolvidos foram demitidos. A maioria dos criminosos, no entanto, segue em liberdade, mesmo após desviar recursos de pessoas em situação de vulnerabilidade.
As vítimas do golpe podem buscar atendimento em agências da Caixa ou ligar para o 0800 726 0101.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line