Huawei prevê entrega em massa de novo chip de IA

No que depender da Huawei, a impossibilidade de a Nvidia fornecer chips para a China não passará em branco. A agência Reuters revelou nesta segunda-feira (21) que a companhia prepara o envio em massa de um componente similar, anunciado recentemente e que pode auxiliar num momento de virada para a Huawei.

A Huawei Ascend 910C é uma GPU com performance equiparável à Nvidia H100. Para chegar a este resultado, os chineses tiveram de combinar duas placas Huawei Ascend 910B num pacote único. Também precisaram de ajustes e técnicas de integração, segundo a agência Reuters.

Cabe destacar, porém, que um estudo feito pelos responsáveis pelo chatbot DeepSeek indica um desempenho de 60%. Ou seja, estaria longe das promessas da Huawei, apesar de ainda ser um chip importante para a autonomia chinesa neste setor.

Ainda não se sabe quais empresas serão clientes da 910C. Um analista ouvido pela Reuters ressaltou que o produto será usado para a instalação de mais capacidade de inferência de IA.

As entregas dos chips começariam em maio. Alguns dispositivos já estão em testes em operadoras de telecomunicações, por exemplo, enquanto a Huawei recebe novas encomendas.

A Casa Branca impõe restrições à remessa de chips para a China. Por isso mesmo, a Nvidia desenvolveu o chip H20, com menos potência para que não enfrentasse dificuldades de exportação. Na semana passada, porém, o governo de Donald Trump também dificultou o envio deste produto, devido à escalada da guerra comercial com os chineses.

Com informações da Reuters e Tom’s Hardware

Huawei prevê entrega em massa de novo chip de IA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.