
Por Lisa Pauline Mattackal e Purvi Agarwal
(Reuters) – Os principais índices de Wall Street caíram para mínimas de mais de uma semana nesta segunda-feira, 21, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, redobrou os ataques contra o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, ampliando as preocupações com a autonomia do banco central e abalando os mercados.
Trump repetiu suas críticas a Powell, dizendo em um post no Truth Social que a economia poderia desacelerar a menos que as taxas de juros fossem reduzidas imediatamente.
Essa foi a mais recente salva de críticas contínuas de Trump ao chair do Fed, aumentando as preocupações sobre a capacidade do banco central de formular de forma independente a política monetária na maior economia do mundo e minando a confiança dos investidores nos ativos dos EUA, já diminuídos pelas tarifas de Trump.
Leia mais: Índice de ADRs brasileiros caem com aversão ao risco causada por EUA e China
Um assessor da Casa Branca havia dito na sexta-feira que Trump e sua equipe estudariam se demitir Powell era uma opção.
Às 12h44 (horário de Brasília), o Dow Jones caía 2,70%, para 38.084,97 pontos, o S&P 500 perdia 2,81%, para 5.134,43 pontos, e o Nasdaq Composite recuava 3,15%, para 15.773,78 pontos.
“Remover o chair do Fed cheira mal, sem nenhuma razão aparente a não ser o fato de o presidente querer assumir o controle… quando (o mercado) tem esses pontos de interrogação, ninguém quer investir”, disse Robert Pavlik, gerente sênior de portfólio da Dakota Wealth Management.
As preocupações com as tarifas também continuavam a assombrar os investidores depois que a China advertiu os países contra a realização de acordos com os EUA às custas de Pequim.
Todos os 11 índices setoriais do S&P 500 caíam no dia.
The post Wall St tem forte queda conforme Trump renova ataques contra Powell appeared first on InfoMoney.