Minério oscila conforme traders avaliam tarifa de aço da Índia e demanda da China

Minério de ferro da Rio Tinto

CINGAPURA (Reuters) – Os preços futuros do minério de ferro foram negociados dentro de uma faixa estreita nesta terça-feira, à medida que investidores avaliavam as novas tarifas temporárias impostas sobre alguns produtos de aço chineses em comparação com a demanda de minério da China no curto prazo.

O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China subiu 0,21%, para 711 iuanes (US$97,26) a tonelada.

O minério de ferro de maio de referência na Bolsa de Cingapura caía 0,87%, a US$98,5 a tonelada.
Preocupações com as tarifas estão pesando sobre as exportações de aço, afetando as perspectivas de demanda por minério de ferro no segundo trimestre, disse a corretora Galaxy Futures.

Na segunda-feira, a Índia impôs uma tarifa temporária de 12% sobre algumas importações de aço, em medida conhecida localmente como taxa de salvaguarda, para conter um aumento nos embarques baratos, principalmente da China.

Pequim também acusou Washington de abusar das tarifas e advertiu os países contra a realização de um acordo econômico mais amplo com os EUA às suas custas.

Enquanto isso, a produção de aço cresceu 4,6%, atingindo 93 milhões de toneladas em março, apesar dos esforços do governo chinês para reduzir a capacidade, de acordo com a ANZ.

“A forte compra de minério de ferro pelas usinas siderúrgicas e a redução das importações fizeram com que os estoques diminuíssem acentuadamente”, acrescentou o ANZ.

Os estoques totais de minério de ferro nos portos da China caíram 2,39% em relação à semana anterior, para 134,6 milhões de toneladas em 18 de abril, segundo dados da Steelhome.

Do lado da oferta, os volumes de embarques de minério de ferro da Austrália e do Brasil subiram 0,1% em relação à semana anterior, disse a consultoria Mysteel em uma nota.

The post Minério oscila conforme traders avaliam tarifa de aço da Índia e demanda da China appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.