ChatGPT vê número de usuários das buscas quase quadruplicar na Europa

A ferramenta de busca do ChatGPT está crescendo rapidamente, segundo dados divulgados pela OpenAI. A divisão da empresa na Europa divulgou um relatório sobre o uso do recurso no continente. Segundo a OpenAI, a busca do ChatGPT teve uma média de 41,3 milhões de usuários ativos nos últimos seis meses, com o período se encerrando em 31 de março.

Na última vez que divulgou esses dados, o sistema de busca do ChatGPT e o navegador contavam com 11,2 milhões de usuários mensais (referente ao período de maio até 31 de outubro de 2024). A nova média é quase quatro vezes maior que o valor anterior. O número de buscas não é revelado, porém as estimativas apontam que o ChatGPT está absurdamente longe do Google — seja na Europa, seja no mundo. É especulado que sejam feitas 14 bilhões de buscas diárias no Big G, contra 35,5 milhões no ChatGPT.

Por que a OpenAI divulgou esses dados?

A OpenAI é obrigada a divulgar relatórios periódicos sobre os seus serviços para atender à Lei de Serviços Digitais (DSA na sigla em inglês) da União Europeia (UE). Entre os dados que as empresas abrangidas pela DSA está a quantidade de “recipientes”.

O termo se refere a pessoas que tiveram algum engajamento com o serviço pelo menos uma vez em um determinado período — basicamente o que se entende por usuário. Ou seja, se uma pessoa usou a busca do ChatGPT uma única vez para “ver como é”, ela é contada como usuário.

A DSA classifica empresas em diferentes categorias, levando em conta a quantidade de usuários de seus serviços. Cada categoria possui regras específicas a serem seguidas.

Por exemplo, se a OpenAI atingir uma média de 45 milhões de usuários mensais na busca do ChatGPT, ela será classificada como empresa muito grande (tradução literal da categoria Very Large) — essa classificação gera o risco de empresas esconderem o número real de usuários.

Isso obrigaria a OpenAI a fornecer ferramentas para que usuários decidam como seus dados serão tratados, o que inclui: opção de sair de sistemas de recomendação, identificação de perfil do usuário (que auxilia no remarketing), decidir sobre o compartilhamento de dados com terceiros e auditorias externas.

OpenAI Irlanda divulgou relatório

O relatório foi publicado pela OpenAI Ireland Limited, subsidiária da empresa para o continente europeu. As companhias de fora da UE costumam sediar suas subsidiárias na Irlanda.

Devido à enorme quantidade de empresas estrangeiras de tecnologia no país, o órgão de proteção de dados da Irlanda (DPC na sigla em inglês) é responsável por investigar e verificar o cumprimento da DSA dessas companhias. Recentemente, a DPC multou a Meta em US$ 102 milhões (R$ 544,2 milhões) por falhar em proteger a senha de usuários.

Com informações de TechCrunch

ChatGPT vê número de usuários das buscas quase quadruplicar na Europa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.