Companhia foi reconhecida com projetos de gestão climática e economia circular
A ENGIE Brasil Energia venceu duas categorias do 31º Prêmio Expressão de Ecologia, tradicional premiação do setor criada em 1993 pela Editora Expressão. Nesta edição, foram 151 projetos inscritos, sendo selecionados 33 vencedores de 27 organizações diferentes. O objetivo é divulgar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade dessas iniciativas.
Na categoria Gestão ambiental, a ENGIE Brasil Energia foi premiada no setor energia com o projeto “Jornada pelo clima: Programa de Descarbonização de Fornecedores”. E na categoria Reciclagem, venceu no setor energia com o projeto “Economia circular no setor elétrico: reciclagem inovadora de painéis fotovoltaicos”.
“Na ENGIE Brasil Energia, estamos comprometidos com a sustentabilidade em busca de uma sociedade mais justa para todos. Esse reconhecimento é mais uma evidência de que estamos no caminho certo, impactando positivamente o planeta e contribuindo como protagonistas no contexto da transição energética”, afirma a Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia, Luciana Nabarrete.
Lançado em 2024, o Programa de Descarbonização de Fornecedores da ENGIE Brasil Energia tem como objetivo engajar fornecedores no tema das mudanças climáticas. A Companhia incentiva e apoia a sua cadeia de valor a inventariar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a definir metas de descarbonização baseadas na ciência. Esse esforço reflete o compromisso da ENGIE com a gestão sustentável e a redução de emissões em sua cadeia, ação fundamental para o combate às mudanças climáticas.
Já o projeto Economia circular no setor elétrico: reciclagem inovadora de painéis fotovoltaicos foi iniciado em Paracatu (MG) e expandido para Santa Catarina e Rio Grande do Norte, apresentando uma solução pioneira e inovadora para a reciclagem de painéis fotovoltaicos danificados, com foco em eficiência operacional e redução de impactos ambientais. Foi criado um processo logístico eficiente, que incluiu a construção de uma planta de reciclagem mais próxima à origem dos materiais, o que resultou na diminuição dos custos logísticos e na redução significativa das emissões de CO2. Uma parceria estratégica com outra empresa permitiu ainda o reaproveitamento de paletes de madeira, reduzindo ainda mais o volume de resíduos gerados. O projeto não só melhorou a eficiência do processamento dos materiais, mas também gerou impactos positivos ao evitar o descarte inadequado de resíduos e promover a reutilização de materiais.
Veja aqui todos os vencedores: https://www.editoraexpressao.com/ecologia/vencedores-por-edicao/
O post ENGIE Brasil Energia vence duas categorias do Prêmio Expressão de Ecologia apareceu primeiro em Deolhonailha.