
O diretor de Regulação do Banco Central, Gilneu Vivan, disse nesta quinta-feira que a autarquia está avaliando se o capital mínimo exigido atualmente para o funcionamento de instituições financeiras é adequado.
“É necessário que a gente reveja se aquele capital mínimo ainda é adequado para que a gente instale uma nova instituição financeira, esse é um dos projetos que está em curso”, disse em entrevista sobre prioridades regulatórias da autarquia, ressaltando que o tema é complexo e ainda está em estudo.
Segundo o diretor, que não especificou se o objetivo é aumentar ou diminuir a exigência de capital, a norma passará a valer para novos entrantes quando for editada. Para as instituições já estabelecidas, haverá um período de adaptação.
Vivan também afirmou que está entre as prioridades do BC desenvolver mais o sistema de portabilidade de crédito entre instituições financeiras, além de discutir avanços em portabilidades de salários e investimentos.
Ele disse ainda que o BC vai revisar critérios para abertura e movimentação de contas bancárias com o objetivo de prevenir fraudes.
Crédito imobiliário
O diretor reforçou declarações já feitas pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, de que com esgotamentos observados na caderneta de poupança, que vem sofrendo saques líquidos sucessivos, o BC está discutindo alternativas para garantir fontes de recursos para o financiamento habitacional no país.
Ele disse que a autarquia ainda não encontrou uma solução viável para o tema, acrescentando que um dos debates é sobre como se comportarão os contratos dos financiamentos considerando que o “funding” deverá ser mais volátil do que a poupança.
“Neste momento a gente não tem nenhuma solução que a gente acredite ser viável para se colocar em curso, esse debate está aberto”, afirmou
The post BC deve reavaliar capital mínimo para instituições financeiras operarem, diz diretor appeared first on InfoMoney.