
Em mais um gesto para estreitar laços com o Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na quarta-feira (24), de um jantar com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com líderes partidários da Casa.
O encontro, realizado na residência oficial da presidência da Câmara, simboliza uma virada na relação do Planalto com o Legislativo, que vinha sendo criticada por parlamentares devido à falta de atenção direta do chefe do Executivo.

Lula nomeia e dá posse a Frederico de Siqueira Filho como ministro das Comunicações
Frederico dirigia a Telebrás e sua indicação pelo União Brasil foi apresentada ao presidente Lula pelo presidente do Senado

Quem é Frei Chico, irmão de Lula e dirigente de sindicato alvo de operação no INSS
José Ferreira da Silva é vice do Sindnapi, uma das entidades investigadas por fraude bilionária contra aposentados
Durante o jantar, Lula elogiou publicamente Motta, valorizou sua condução à frente da Câmara e destacou o clima de respeito e colaboração entre os Poderes. Segundo relatos, o presidente reforçou a necessidade de unidade institucional para aprovar medidas prioritárias e deixou claro que, caso mantenha boa saúde, será candidato à reeleição em 2026.
A conversa com os deputados se soma ao esforço recente de Lula em recompor laços com o Senado — no início do mês, ele já havia jantado com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), e com líderes partidários. A intenção, segundo aliados, é criar um ambiente político favorável para votações estratégicas e consolidar alianças com vistas à disputa eleitoral do próximo ciclo.
O encontro também deixou claro que Lula pretende liderar pessoalmente a articulação com o Legislativo — uma cobrança antiga de parlamentares que se queixavam da intermediação excessiva da Casa Civil.
A aproximação de Lula com Motta também inclui convites para viagens oficiais. O petista convidou o presidente da Câmara para integrar a comitiva que viajará ao Vaticano para a cerimônia de despedida do papa Francisco, neste sábado. No mês passado, Motta e Alcolumbre já haviam acompanhado Lula em compromissos internacionais no Japão e no Vietnã.
The post Lula elogia Hugo Motta e aposta em aliança com a Câmara para destravar pautas appeared first on InfoMoney.