Empresa catarinense usa IA para proteger grandes condomínios e indústrias contra invasões

Equipamentos identificam sons e movimentação não usuais no perímetro de terrenos de grandes dimensões

Tendências de urbanismo, como a implementação de condomínios de empresas ou casas em terrenos de grandes dimensões e a popularização dos home clubes, prédios cercados por um amplo espaço para o lazer dos moradores, criaram nova demanda para as empresas de segurança: a proteção contra invasões no perímetro dos imóveis. E a tecnologia é ferramenta importante para evitar furtos ou roubos nesses e em outros espaços, como pátios de grandes parques industriais, fazendas, entre outros. Em vez de muros altos ou cercas elétricas, que podem ser transpostos ou causar acidentes, equipamentos com alta tecnologia melhoram o monitoramento dos espaços.

A catarinense Orsegups, líder nacional em monitoramento eletrônico, identificou a necessidade do mercado e passou a utilizar sistemas inteligentes para acelerar respostas às tentativas dos criminosos. Cabos próprios para uso em cercas e muros e outros equipamentos (alguns deles enterrados e similares a “minas terrestres”) com alta sensibilidade a ruídos e vibrações acústicas são instalados no perímetro da área protegida e captam quaisquer mudanças no som ambiente. A informação alimenta o sistema da empresa de monitoramento, que mantém uma “biblioteca” de ruídos aceitáveis em cada localidade. Assim que a inteligência artificial identifica algo não usual (o trânsito de um veículo ou de pessoas em horário impróprio, por exemplo) o sistema dispara um alerta. A análise mais detalhada da situação pode ser feita com uso de câmeras ou até drones.

“Essa solução, como muitas outras que utilizamos, nasceu a partir de necessidades de clientes. Os alarmes e circuitos de monitoramento preservam a área interna e os arredores de prédios e outros imóveis. Mas muitos clientes, como indústrias, condomínios e até fazendas, buscam formas de proteger também perímetros externos extensos, áreas muitas vezes usadas para armazenagem de itens valiosos e por isso visados”, diz o diretor de mercado e expansão da Orsegups, Gilson Cesar da Silva. “Quando falamos em grandes áreas, a tecnologia é essencial para o controle e a prevenção”.

Os sistemas usados pela empresa são desenvolvidos por parceiros estratégicos e incluem inovações trazidas da Austrália, da China e de Israel. A adaptação para uso local é feita pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da própria empresa, formada por um contingente de mais de 30 profissionais – entre engenheiros, desenvolvedores, programadores e outros especialistas.

O post Empresa catarinense usa IA para proteger grandes condomínios e indústrias contra invasões apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.