Chrome tem mais um potencial comprador

Depois da OpenAI, agora é a Perplexity AI, outra empresa de IA, que se revelou interessada em comprar o Chrome — caso o Google seja forçado a vender o navegador. Dmitry Shevelenko, um dos diretores da Perplexity, revelou esse interesse na audiência sobre o caso de monopólio do Google. Ontem, o chefe de produto do ChatGPT, Nick Turley, havia contado que a OpenAI também tem interesse no navegador.

A Perplexity é uma empresa de IA com pouca presença de mercado quando comparada com OpenAI, Microsoft e Google. No entanto, ela vem recebendo grandes investimentos com o embalo do mercado de inteligência artificial. Em fevereiro, a empresa anunciou que lançará um navegador próprio, focado no uso de agente de IA — abril está acabando e o produto segue na lista de espera.

Por que as empresas de IA querem tanto comprar o Chrome?

Com o controle de um navegador popular como o Chrome, líder de mercado, as empresas de inteligência artificial poderiam integrar suas IAs generativas e agentes de IA no produto. O chefe de produto do ChatGPT disse que a OpenAI pode fornecer uma experiência incrível integrando o chatbot ao Chrome.

E claro, temos o outro motivo óbvio: o Chrome pode ser uma mina de ouro para quem adquirir. Afinal, o processo de monopólio do Google não vai impedir que a big tech pague para que o seu buscador seja o serviço padrão do navegador.

E ela paga muito bem por isso, como foi revelado no acordo entre Google e Apple. Fora que a Microsoft poderia pagar para o Bing ser o buscador padrão do navegador mais popular do mundo.

Shevelenko não diz claramente os motivos para a Perplexity querer comprar o Chrome. Além dos motivos já citados, o executivo diz que não gostaria de ver a OpenAI comprando o Chrome. A razão declarada por Shevelenko é que ele teme que a rival acabe com a política open-source da engine Chromium.

Outro motivo para a Perplexity querer comprar o Chrome é que isso seria mais prático que desenvolver um navegador do zero. Como dito anteriormente, fazem dois meses que o browser da empresa foi anunciado e a página do produto só possui uma lista de espera para baixá-lo — nada de demonstrações ou imagens.

Com informações de The Verge

Chrome tem mais um potencial comprador

Adicionar aos favoritos o Link permanente.