A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou uma imagem inédita da nossa estrela central. O Sol, como nunca vimos antes, aparece capturado pelas ferramentas da sonda espacial Solar Orbiter, lançada há cinco anos do nosso planeta.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
De acordo com a declaração da ESA, esta é “a visão mais ampla e de maior resolução do Sol já obtida pela Solar Orbiter”.
Quem acessar este link direto da Agência Espacial Europeia verá a imagem abaixo. No site, você pode clicar nos círculos brancos para ampliar a foto, proporcionando imagens mais nítidas e informações específicas sobre aquela região do Sol.
O que estamos vendo nesta imagem da ESA? A atmosfera quente do Sol, a milhões de graus, chamada de corona, vista na luz ultravioleta
A ESA explica que capturar uma imagem tão detalhada requer um trabalho muito complexo.
“Em 9 de março de 2025, a aproximadamente 77 milhões de quilômetros do Sol, a Solar Orbiter se orientou para apontar para diferentes regiões do Sol em uma grade 5×5. Em cada direção, o instrumento Extreme Ultraviolet Imager (EUI) capturou seis imagens de alta resolução e duas vistas de grande angular”, explicou a agência espacial em um comunicado.
LEIA TAMBÉM:
É assim que os usuários estão usando o zoom de suas câmeras, de acordo com um estudo
Google quer vender o Chrome e já tem um comprador em potencial: OpenAI
As cinco vantagens mais significativas de ter um iPhone com porta USB-C
A imagem que você vê no site combina nada menos que 200 imagens individuais para criar a maior visão de alta resolução do Sol até hoje.