
Nesta sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, em Roma, por volta das 13h30 no horário local (8h30 em Brasília), para participar do funeral do Papa Francisco.
A cerimônia está marcada para este sábado (26), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O presidente está acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e de uma comitiva oficial do governo brasileiro.
A viagem partiu do Brasil na noite de quinta-feira (24).
Além de Lula e Janja, integram a delegação representantes dos Três Poderes, como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
A previsão é que Lula e sua comitiva retornem a Brasília ainda no sábado, após a cerimônia. Esta será a segunda vez que o petista participa de um funeral papal durante seu mandato. Em 2005, ele representou o Brasil na despedida de João Paulo II. Caso o próximo papa seja eleito ainda neste ano, será o quarto pontífice que Lula vê ocupar o trono da Igreja enquanto exerce a Presidência da República.
Francisco morreu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um AVC seguido de insuficiência cardíaca. Desde então, milhares de fiéis têm visitado a Basílica de São Pedro para se despedir do líder religioso.

A cerimônia de selamento do caixão está marcada para esta sexta-feira (25), à noite, com a participação de oito cardeais.
A escolha do novo papa deverá ocorrer a partir de 6 de maio, segundo estimativas do Vaticano. Os cardeais que já estão em Roma realizam encontros diários para tratar de questões organizacionais relacionadas ao conclave.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line