
O deputado Coronel Chrisóstomo (PL–RO) está recolhendo assinaturas para dar entrada, na próxima semana, no pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o esquema de fraudes no INSS que resultou na demissão do presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto, e no afastamento de cinco servidores públicos.
Leia também: Presidente do INSS pede demissão após operação da PF que apura fraude de R$ 6,3 bi
Ele conta que vai conseguir 171 assinaturas, número mínimo para pedir a instalação da CPI já na próxima semana. Segundo ele, o pedido já conta com mais de 100 assinaturas. Além do PL, ele diz que conseguiu assinaturas também do União Brasil, Republicanos, Podemos, PSD, MDB, PP, e Solidariedade.
“Existe um sentimento de indignação com esse roubo bilionário contra os que mais precisam. Estamos falando de idosos, pessoas em cadeira de rodas, gente que não consegue sequer sair da cama. Estamos falando de um roubo bilionário contra os que mais precisam,” afirma.
Leia também: Fraude no INSS: veja se você foi vítima, como cancelar cobrança e pedir ressarcimento
Questionado sobre o escopo da CPI, já que o período das investigações contempla o governo do presidente Jair Bolsonaro, ele diz que pretende trabalhar na linha de investigação da Polícia Federal. O parlamentar afirma que o esquema começou em 2016 e foi potencializado nos anos seguintes. Mas, segundo as investigações, os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões, segundo as estimativas.
O Coronel Chrisóstomo destaca ainda que as investigações não envolvem apenas o ex-presidente do INSS, mas também 11 sindicatos envolvidos.
O líder do PT Lindbergh Farias (RJ) minimizou a possibilidade de CPI. “Acho que é fogo de palha, porque os casos começaram em 2019. Em 2023, entra Vinicius Carvalho, ministro da CGU do governo Lula, e é ele quem abre a investigação e chama a Policia Federal. Quando a gente vai ver o grosso do que aconteceu foi ali. A atitude do governo Lula foi o melhor que podia fazer, investigar,” defende o parlamentar.
The post Deputado do PL diz já ter mais de 100 assinaturas para pedir uma CPI do INSS appeared first on InfoMoney.