Homenagem foi realizada nesta quinta, dia 24, em cerimônia na Assembleia Legislativa
O diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini, agora é oficialmente um cidadão catarinense. O executivo foi condecorado com o título em cerimônia oficial realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta quinta, dia 24. A indicação foi uma iniciativa do deputado Sérgio Motta.
Sattamini nasceu no Espírito Santo, mas logo foi com a família para o Rio de Janeiro, onde viveu boa parte da vida de estudante e o início da atividade profissional, e mora em Santa Catarina há 15 anos. O executivo vive com a família em Florianópolis, onde também fica a sede da ENGIE Brasil Energia.
“Este reconhecimento é um marco na minha jornada em Santa Catarina, que começou há 15 anos quando cheguei a Florianópolis transferido pela então Tractebel Energia, vindo da sua controladora no Rio de Janeiro. Desde então, tenho o privilégio de, à frente da ENGIE Brasi Energia, testemunhar e participar do crescimento e desenvolvimento deste maravilhoso estado. Em Santa Catarina, venho construindo parcerias sólidas e amizades duradouras que, tenho certeza, foram essenciais para que eu pudesse viver este momento. Contem comigo para continuar contribuindo para o desenvolvimento econômico e social desse adorado estado”, agradeceu o executivo.
Eduardo Sattamini possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde também concluiu o Mestrado de Administração de Empresas, com especialização em Finanças. Obteve ainda o Grau de Mestre em Gestão pela University of London.
O executivo iniciou na ENGIE em 2000, onde atuou na área de gestão, desenvolvimento de negócios e finanças. Exerce o cargo de diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia desde julho de 2016 e, desde abril de 2025, ocupa também a posição de Country Manager do Grupo ENGIE no Brasil e Diretor-Executivo de Energias Renováveis Latam.
“No início deste mês, recebi do Grupo ENGIE a missão de conduzir não só a operação da ENGIE Brasil Energia, mas todos os seus interesses no país, passando a ser o principal executivo do grupo no Brasil. Minha condição para aceitar o desafio foi de permanecer em Santa Catarina, aqui em Florianópolis, mesmo sabendo que, em função das novas atribuições, teria que aumentar meu volume de viagens. Esta decisão veio do coração, da admiração e respeito que cresceu em mim pelo Estado de Santa Catarina e pelo povo catarinense.”, acrescentou Sattamini.
O post Eduardo Sattamini, diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, recebe o título de cidadão catarinense apareceu primeiro em Deolhonailha.