Internacional: China retira tarifas sobre semicondutores dos EUA, indicam agências em Shenzhen Decisão não foi anunciada oficialmente, mas isenções foram identificadas durante desembaraços aduaneiros no polo tecnológico chinês

A China teria recuado discretamente nas tarifas retaliatórias de 125% sobre semicondutores fabricados nos Estados Unidos, segundo relatos de três agências de importação localizadas em Shenzhen, importante polo tecnológico no sul do país. A informação foi obtida pela CNN nesta sexta-feira (25).

As isenções, que ainda não foram confirmadas oficialmente por autoridades chinesas, se aplicam a circuitos integrados, como microchips e semicondutores. A medida teria sido descoberta durante rotinas de desembaraço aduaneiro na quinta-feira (24), após a apresentação de declarações de importação.

A decisão surge poucos dias após o aumento das tarifas recíprocas por parte de Pequim. Em 12 de abril, a China havia elevado os impostos para 125% como resposta à nova política tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, que impôs alíquotas de até 145% sobre produtos chineses.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Segundo a agência Shenzhen HJET Supply Chain, oito códigos tarifários ligados a semicondutores estão agora isentos de taxas adicionais. O comunicado foi feito por meio das redes sociais da empresa, que classificou a mudança como uma “ótima notícia” para importadores.

Apesar das evidências, o governo chinês não se manifestou oficialmente. A Administração Geral das Alfândegas e a alfândega local em Shenzhen alegaram desconhecer as isenções. A CNN tentou contato com os ministérios do Comércio e das Relações Exteriores da China, mas não obteve resposta.

A revista econômica Caijing chegou a publicar uma matéria sobre o caso, mas a reportagem foi retirada do ar cerca de três horas após sua divulgação.


Leia também | Receita Federal apreende mais de 300 canetas de Mounjaro no Aeroporto de Fortaleza

Ilegal: Receita Federal apreende mais de 300 canetas de Mounjaro no Aeroporto de Fortaleza

The post Internacional: China retira tarifas sobre semicondutores dos EUA, indicam agências em Shenzhen Decisão não foi anunciada oficialmente, mas isenções foram identificadas durante desembaraços aduaneiros no polo tecnológico chinês first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.