Até 2035, estima-se que o número de nômades digitais no mundo ultrapasse 1 bilhão, segundo um relatório da Fragomen, consultoria global especializada em mobilidade internacional. Esse crescimento reflete em uma transformação no mercado de trabalho e no estilo de vida desses profissionais, que buscam flexibilidade e mobilidade. No Brasil, essa tendência também tem se fortalecido e impulsionado a demanda de moradias por assinatura, as chamadas “moradias inteligentes”, modelo digital que oferece praticidade no aluguel com apartamentos mobiliados, serviços integrados e contratos flexíveis. A Housi, referência nesse segmento no país, tem registrado crescimento de 250% ao ano, o que demonstra o potencial de expansão desse mercado, e agora expande, pela primeira vez, para a cidade de Itajaí, no litoral norte catarinense. O município, que tem o maior PIB do estado, uma renomada universidade e força industrial, também se destaca pelo turismo náutico, porto e logística, sendo um dos líderes em valorização imobiliária do Brasil.
Com a crescente demanda por esse modelo habitacional, a Lotisa Empreendimentos, uma das maiores construtoras do litoral catarinense, anunciou o modelo inteligente de moradia por meio da Housi, impulsionado pela alta demanda de consumidores e investidores que buscam opções cada vez mais conectadas com as novas gerações. Além da flexibilidade e dos serviços agregados, a escolha da localização é um fator determinante para o sucesso desse tipo de moradia. No Brasil, cidades que oferecem qualidade de vida, segurança e conectividade estão no radar dos nômades digitais, que priorizam locais com boa infraestrutura e acesso a serviços. Itajaí, em Santa Catarina, tem se consolidado como um desses destinos, o que faz do município um local que alia a vida no litoral às facilidades urbanas.

A cidade conta com belas praias, fica ao lado de Balneário Camboriú — um dos principais polos turísticos do país — e tem proximidade com um aeroporto internacional e fácil acesso às rodovias, além de concentrar uma das mais modernas marinas do país, permitindo o acesso também por barcos privados. São fatores que tornam a mobilidade mais simples para quem trabalha remotamente e precisa se deslocar com frequência. Além disso, Itajaí abriga a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), uma das melhores da América Latina segundo o QS Latin America University Rankings. Com cursos reconhecidos internacionalmente e um grande número de estudantes de fora da cidade, a universidade também impulsiona a busca por moradias flexíveis.
“Para atender esse público, os empreendimentos precisam oferecer mais do que apenas um espaço para morar. Não é o tamanho do imóvel que conta, mas tudo o que ele proporciona para facilitar o dia a dia das pessoas. Conveniências como coworkings integrados, lavanderias compartilhadas, lockers para delivery e serviços de aluguel sob demanda, se tornaram diferenciais essenciais, o que agrega praticidade e otimiza o dia a dia dos moradores. Nesse cenário, a possibilidade de entregar o modelo pronto, com design moderno e alto conforto também é fundamental. Esse movimento não apenas transforma a experiência de habitação, mas também amplia o potencial de rentabilidade para investidores que acompanham essa evolução do mercado. Além disso, empreendimentos localizados em regiões estratégicas, que oferecem infraestrutura, qualidade de vida e conectividade, tendem a valorizar acima da média nacional, impulsionados pela alta demanda desse perfil de público”, afirma Fábio Inthurn, CEO da Lotisa, responsável por trazer o modelo da Housi para Santa Catarina, estado que abriga quatro das cinco cidades com maior valorização imobiliária do país, segundo o ranking FipeZap.
Com 35% da obra já concluída, o Lotisa Downtown, em construção no centro de Itajaí, tem despertado o interesse de investidores por reunir as características essenciais para atender a esse novo perfil de público. Com um VGV estimado em R$ 240 milhões e um ticket médio de R$ 650 mil, o empreendimento tem sua conclusão prevista para outubro de 2027.
O empreendimento Lotisa Downtown se destaca por ser a primeira permuta da SHI, a Santander Holding Imobiliária, na região sul do país. Isso evidencia a forte governança da Lotisa Empreendimentos, que tem como permutante uma das maiores instituições financeiras do Brasil. Essa operação é uma importante validação da qualidade e do potencial do projeto Lotisa Downtown, que reúne características essenciais para atender às demandas do novo perfil de público que busca moradias flexíveis, conectadas e com alta qualidade de vida.
Além das diversas comodidades, que incluem desde lavanderia automatizada até adega compartilhada, o projeto se destaca pela ampla área de lazer, projetada para proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar. Com quase 2.000 metros quadrados de área de lazer, divididos em três pavimentos, sendo um com mezanino, o empreendimento ainda conta com um rooftop acima dos 100 metros de altura, oferecendo uma piscina com borda infinita, sky bar, espaço gourmet panorâmico e jardim suspenso com uma vista privilegiada do mar e da foz o rio itajaí-Açú.
“Além das comodidades e da flexibilidade na moradia, esse público valoriza qualidade de vida e bem-estar. Por isso, os empreendimentos precisam oferecer espaços que aliam funcionalidade com experiências. Áreas de lazer bem estruturadas, como rooftops, piscinas diferenciadas e ambientes de convivência, não são apenas um atrativo, mas uma necessidade para quem busca equilíbrio entre trabalho e momentos de descanso. Esse conceito agrega valor ao imóvel e reflete uma mudança no comportamento dos moradores, que priorizam uma moradia alinhada ao seu estilo de vida”, conclui Fábio.
Sobre a Lotisa Empreendimentos
Sob a liderança do empresário Fábio Inthurn, a Lotisa Empreendimentos, se destaca como uma das principais incorporadoras do litoral norte de Santa Catarina. Com uma trajetória de duas décadas a empresa já entregou 25 empreendimentos e possui atualmente sete obras em andamento. Ao todo, são mais de 1.600 imóveis entregues e quase 1.000 unidades em construção. A Lotisa tem uma forte presença em Itajaí e Balneário Camboriú, e está sempre atenta à valorização imobiliária dessas regiões, buscando oferecer lançamentos que combinam inovação, conforto, localização privilegiada e alta qualidade na construção.
Mais informações: http://www.lotisa.com.br
O conteúdo Imóvel por assinatura? Novidade cresce no Brasil e ganha novos mercados aparece primeiro em Hallo Magazine.